Técnica de fotobiomodulação aplicada na ordenha para a produção de leite.
Portal
atualizado 2 meses atrás
A técnica de fotobiomodulação consiste na aplicação de LEDs e/ou LASERs de baixa potência que visam estimular os processos fisiológicos de forma mais eficiente auxiliando nas injúrias celulares devido ao aumento da vascularidade local. Classificada como uma tecnologia “limpa” pois não deixa resíduos, no animal e no ambiente, consequentemente, sem a necessidade de tempo de carência ou descarte dos produtos oriundos de animais para o consumo humano. O objetivo deste projeto foi avaliar o desempenho da produção leiteira e a qualidade do leite de vacas ordenhadas sob os estímulos da fotobiomodulação aplicados no momento da ordenha. Projeto em parceria com as universidades UTFPR (Campo Mourão/PR) e Universidade Anhembi Morumbi (UAM) (São José dos Campos/SP).
Este projeto ganhou em 3° lugar na categoria Iniciação Científica no XXV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica em setembro de 2024 na cidade de Ribeirão Preto/SP. Estamos na segunda fase do projeto com o ajustes do dispositivo.
Esse projeto contribui diretamente com os ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável, ODS 3 – Saúde e bem-estar, ODS 4 – Educação de qualidade e ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.
No RIC RURAL LONDRINA neste próximo domingo (02/12) sairá a reportagem na Fazenda Escola sobre o projeto.
Assista a um vídeo para a melhor compreensão:
Site do GEPOGEMAG: https://sites.google.com/view/gepogemag/in%C3%ADcio?authuser=0
Reportagem TV UEL: https://www.instagram.com/reel/DCAN62GOQst/?igsh=MWpoN2IzNnFyYWZtdg%3D%3D
Coordenação: Profa. Livia Helena Moreira da Silva Melo
Contato: livia.moreira@uel.br