Sustentabilidade Afetiva

Portal


atualizado 10 meses atrás


Alertas sobre os riscos de catástrofes ecológicas no planeta são cada vez mais frequentes no cotidiano contemporâneo. Cientistas de áreas distintas (HAN, 2015, 2016; SASSEN, 2016; ŽIŽEK, 2017; MARQUES, 2015) advertem que, caso não sejam tomadas providências imediatas de redução da poluição, restrição na produção de mercadorias e medidas de proteção à natureza, é a própria vida no planeta que está colocada em perigo. Concomitantemente a essas advertências científicas, movimentos sociais espalhados por todo mundo, manifestam preocupação e indignação com os efeitos destrutivos que o capitalismo vem imprimindo sobre a vida desde a revolução industrial.

Se o cuidado com a natureza, condição primordial para a continuidade da existência humana no planeta, ainda é tratado de maneira branda e superficial, o que dizer do cuidado para com as relações afetivas no âmbito das cidades? É precisamente este o objetivo do grupo de pesquisa Sustentabilidade Afetiva cujas atividades foram iniciadas em 2012. Buscando delinear uma aproximação conceitual entre a Psicologia Social e a Filosofia da Diferença, as pesquisas buscam identificar e analisar práticas que colocam em cena uma sustentabilidade afetiva no cotidiano das cidades.

Daí sua vinculação com o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, que busca cartografar as possibilidades de tecer uma vinculação afetiva desejante da população com as causas sociais e ambientais. No decorrer desses anos, foi possível demonstrar que as experiências cotidianas de individualismo, priorização do acúmulo, foco no consumo e ampla competitividade nos mais diferentes âmbitos da existência são alguns dos fatores que mitigam, e até inviabilizam, práticas atentas ao cuidado de si e do outro. Assim, seguimos questionando: como colocar em cena o bem comum, a vinculação desejante e a construção coletiva de modos de existência que sejam afetivamente sustentáveis?

Coordenadora: Profa. Dra. Sonia Regina Vargas Mansano

Contato: mansano@uel.br

Artigos publicados:

Artigo 2016: Espaço urbano, natureza e relações sociais

Link: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/7445/5706

Artigo 2016: Psicologia, Filosofia e Meio Ambiente

Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/31445/23372

Artigo 2027: Sustentabilidade e biopolítica

Link: https://www.scielo.br/j/psoc/a/FqHFPPYPPp6cDsR39fNqPYj/?lang=pt

Artigo 2019: Ecologia e mobilização social

Link: https://www.scielo.br/j/pcp/a/6KMPtrmnWdMrVSGnvZmBLth/

Artigo 2023: Narcisismo e biopolítica: por uma sustentabilidade afetiva

Link: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/15119/11770

Leia também

Sensores espectrométricos para determinação de atributos de fertilidade do solo e parâmetros de nutrição de plantas

O objetivo geral desta proposta é otimizar o uso de sensores espectrométricos na faixa de raios gama, raios X, visível e infravermelho, combinado com ferramentas de aprendizado de máquina para determinar de forma rápida os atributos de fertilidade do solo e parâmetros nutricionais de plantas. A meta é oferecer versatilidade e rapidez para aplicação na […]


Projeto oferece atividade física para cuidadores de pessoas com autismo

Natação para todos:  O Projeto de extensão natação para todos-fase III visa oferecer aulas de natação (iniciação e aperfeiçoamento) para crianças e adolescentes com deficiência com deficiência motora, intelectual, visual ou múltipla. As aulas acontecerão três vezes por semana e espera-se atender ao menos 50 crianças. Para tanto, será realizada ampla divulgação junto ás instituições […]


Técnica de fotobiomodulação aplicada na ordenha para a produção de leite.

A técnica de fotobiomodulação consiste na aplicação de LEDs e/ou LASERs de baixa potência que visam estimular os processos fisiológicos de forma mais eficiente auxiliando nas injúrias celulares devido ao aumento da vascularidade local. Classificada como uma tecnologia “limpa” pois não deixa resíduos, no animal e no ambiente, consequentemente, sem a necessidade de tempo de […]


Projeto ABC: Aprendendo biotecnologia e ciência

O Projeto ABC: Aprendendo biotecnologia e ciência tem como público-alvo alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio de escolas públicas de Londrina. A finalidade do projeto é divulgar a biotecnologia e demonstrar sua presença e importância no cotidiano dos indivíduos. Além de, apresentar a Universidade Estadual de Londrina como uma fonte de pesquisas em […]