Projeto muda: reaproveitamento de embalagens cirúrgicas
Portal
atualizado 2 anos atrás
O projeto muda, projeto de extensão com foco na sustentabilidade, realizado no Hospital Universitário (HU), da Universidade Estadual de Londrina, reaproveita por meio do upcicling, uma embalagem cirúrgica não reciclável devido a falta de tecnologias das cooperativas do Brasil. O tecido não tecido (TNT) do tipo spunbond meltblown spunbond (SMS), material confeccionado 100% em polipropileno, embalagem cirúrgica indicada para esterilização de materiais cirúrgicos, e gerado em grande volume, após o consumo é descartado como resíduo infectante nos serviços de saúde, diante da impossibilidade de reciclagem.
Se o descartarmos como tal, transferiremos a responsabilidade para as cooperativas, diante deste impasse, são descartados como resíduos infectantes. O HU-UEL gera 15 a 20 mil mantas/mês, a depender do número de cirurgias realizadas. A guarda dos pertences (roupas, chinelos, exames e documentos) dos pacientes, era outro problema, então unimos os dois desafios.
Foi então que surgiu a parceria com o curso de design de moda da UEL, por meio da Profª Suzana Barreto e suas bolsistas, para elaboração das Ecobags, a Empresa Gntex faz o corte a laser e os detentos da Penitenciária Estadual de Londrina II costuram. O projeto foi beneficiado com um edital da Fundação Araucária, possibilitando a inserção de um bolsista, que auxilia na operacionalidade das atividades. Ao final do processo é entregue uma Ecobag, uma bolsinha e anjinho para todos os pacientes do HU.
Esse de fato é um projeto sustentável, porque atende a 03 pilares, ambiental: ao reutilizar as mantas de SMS, social: pela parceria com Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) com o projeto de ressocialização e remissão de penas e econômico: porque teremos uma economia de R$ 57.120,000 anual para o HU-UEL. Sendo assim, pode se dizer que o projeto esta interligado com o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, 03 – Saúde e Bem-Estar e 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
Coordenadora: Profa. Dra Danielly Negrao Guassu Nogueira
Contato: dani.negrao@uel.br
Divulgação:
Parceria: HU, Fundação Araucária e Penitenciária Estadual de Londrina (PEL)