Avaliação de méis de abelhas-sem-ferrão, de acordo com parâmetros de qualidade, produção de banco de dados e difusão de conhecimento técnico-científico da meliponicultura no Estado do Paraná

Portal


atualizado 1 ano atrás


O projeto integrado de pesquisa e extensão justifica-se em virtude do crescente interesse pela meliponicultura em comunidades rurais e no mercado de alimentos. O projeto difunde informações científicas e tecnológicas a respeito da meliponicultura, com o intuito de aprimorar e fortalecer a cadeia produtiva, além de avaliar a qualidade dos méis de abelhas-sem-ferrão, produzidos no Estado do Paraná.

Adicionalmente, o projeto espera traçar um perfil dos meliponicultores do Paraná. A finalidade dessas atividades é compartilhar o conhecimento na criação de abelhas-sem-ferrão e estimular a geração de renda da agricultura familiar, além de integrar a comunidade científica e comunidade em geral, por meio de uma plataforma on-line e gratuita a todos os interessados, em âmbito nacional e internacional. 

O projeto transmitirá informações a respeito da meliponicultura aos produtores, extensionistas, pesquisadores e alunos dos diversos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), além de outros interessados, como a Câmara Técnica Setorial de Meliponicultura do Estado do Paraná, que atua neste segmento. Além disso, pretende-se consolidar o núcleo de pesquisa e extensão com os recursos financiados por órgão de governo, e disseminar conhecimentos relativos a uma área ainda pouco estudada no país. Adicionalmente, há grande potencial de visibilidade à UEL em seu papel reflexivo e indutor, e ao Paraná, como importante estado na produção desse mel.

O público atendido são pessoas físicas e jurídicas, entre elas, servidores e instituições públicas . A comunidade universitária e alunos de programas de pós-graduação em Ciência de Alimentos também são beneficiados com o projeto proposto. O projeto atende aos Objetivos: 15 – Vida na Terrestre – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater à desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda de biodiversidade; 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima -Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos; 12 – Consumo e Produção Responsáveis – Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis; 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos;

Coordenadora: Profa. Dra. Wilma Aparecida Spinosa

Contato:  wilma.spinosa@uel.br

Leia também