Desenvolvimento e avaliação de prótese mamária de silicone produzida por manufatura aditiva para mulheres mastectomizadas

Portal


atualizado 11 meses atrás


O câncer de mama com maior incidência em mulheres, e uma das formas mais eficazes de tratamento é a cirurgia de retirada da mama, conhecida como mastectomia. A retirada da mama causa inúmeros problemas físicos e psicológicos, por isso, a importância da cirurgia de reconstrução da mama. No entanto, muitas mulheres não realizam a reconstrução mamária imediata. A partir disso, o uso de próteses externas tem se mostrado preponderante para a recuperação após a mastectomia. Muitas próteses comerciais são utilizadas, no entanto, essas próteses não são feitas sob medida para cada paciente.

Os objetivos do estudo serão: 1) desenvolver um processo e produção de próteses mamárias individualizadas por meio de manufatura aditiva (impressão 3D e 2), avaliar o uso de próteses mamárias individuais fabricadas por impressão 3D sobre a postura de sobreviventes do câncer de mama mastectomizadas em repouso e durante o exercício físico. Para tanto, participarão cerca de 50 mulheres com idade entre 18 e 60 anos com mastectomia unilateral sem reconstrução mamária. Serão excluídas as pacientes que apresentem um ou mais desvios posturais que possam interferir nos resultados, incapacidade motora para realização do teste físico e evidência de doença cardiovascular.

Prótese feita com a impressora 3D

O estudo será realizado com pacientes do Ambulatório de Oncologia do Hospital Universitário, da Universidade Estadual de Londrina (HU/UEL). A pesquisa a ser realizada no Laboratório de Biomecânica, do Centro de Educação Física e Esportes da UEL, será dividida em duas fases: Fase 1 será desenvolvido o processo e produção de prótese mamária por meio de impressão 3D, e Fase 2 será avaliado o uso de próteses mamárias individuais sobre a postura de sobreviventes do câncer de mama, mastectomizadas, em repouso e durante o exercício físico.

A partir disso, espera-se o desenvolvimento de uma prótese mamária de curto tempo de produção, peso e design adequado para o público, confortável, personalizada, que possa ser comercializada com um custo acessível e com alta funcionalidade na promoção da reabilitação e, consequentemente, melhoria das condições de saúde e qualidade de vida.

Coordenador: Prof. Dr. Felipe Arruda Moura

Contato: felipemoura@uel.br

Divulgação:

www.folhadelondrina.com.br/cidades/protese-para-mulher-mastectomizada

Leia também