Processo de produção, extração e purificação de fenazinas de Pseudomonas aeruginosa e avaliação do potencial antioxidante
Portal
atualizado 1 ano atrás
Os compostos fenanzinicos produzidos por Pseudomonas aeruginosa possuem variadas funções na fisiologia deste microrganismo, sendo importantes para a competitividade microbiana e virulência em hospedeiros humanos e animais. Há relatos na literatura científica sobre potenciais propriedades antioxidantes e não- citotóxicas destes compostos, que sugerem um grande potencial de aplicação nas indústrias farmacêutica e cosmética. Nossa pesquisa visa obter compostos fenazínicos por meio da fermentação submersa de Pseudomonas aeruginosa, em alto grau de pureza (> 95%), com o intuito de avaliar in vivo sua capacidade antioxidante, utilizando o modelo de defesa cutânea ao estresse oxidativo causado pela radiação ultravioleta.
Esta pesquisa se enquadra no ODS 3 -3.b,uma vez que busca alternativas terapêuticas aos danos fisiopatológicos provocados pela radiação UV-B, visando o desenvolvimento de novas fórmulas terapêuticas para ampla aplicação.
Coordenador: Profa. Dra. Josiane Alessandra Vignoli
Contato: javignoli@uel.br
Divulgação:
Site: mapasiteuel.wixsite.com/mapa
Youtube: MAPASITEUEL