Educação ambiental e (Multi)Letramentos: Transversalidade da educação ambiental no ensino básico

Portal


atualizado 3 meses atrás


Desde o final do século XX, faz parte da agenda do trabalho educacional a escola trabalhar questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, entretanto há ainda muito a se fazer quando se pensa na formação dos agentes de gestão, pedagogos e, principalmente, professores do ensino básico.

Levando em conta os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas para 2030, as propostas das Políticas Públicas de Educação Ambiental -PNEA (Brasil 1999), as prescrições apresentadas nos Parâmetros Curriculares para Educação Ambiental (Brasil, 2003) e da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), das concepção de (multi)letramentos (Rojo & Moura, 2012)  e letramento digital (Marcushi & Xavier, 2010).

O projeto EDUCAÇÃO AMBIENTAL E (MULTI)LETRAMENTOS: TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO, alinhado com o ODS 4 (Educação de qualidade) e com o ODS 12 (Consumo e produção responsáveis), desenvolve ações integradas de extensão e pesquisa voltadas à formação continuada de professores de diferentes áreas do conhecimento, pedagogas e equipe gestora, sistematizando o trabalho a ser desenvolvido com apoio de equipe multidisciplinar constituída de professores, graduandos e pós-graduandos em Letras Português, Artes, Ciências Biológicas e Computação nas escolas de ensino básico do Paraná que estimulem o aprofundamento teórico e a ampliação de práticas pedagógicas  para o trabalho com educação ambiental em uma perspectiva de multiletramentos, contemplando a transversalidade.

Coordenadora: Profa. Dra. Cláudia Lopes Nascimento

Colaboradores internos: Profa. Dra. Cláudia de Faria Barbeta, Prof. Dr. Alexandre Vilas Boas da Silva, Prof. Dr. Jacques Duilio Brancher e Profa. Dra.Roberta Puccetti.

Colaboradores externos: Profa. Msa. Erika Fernandes , Profa. Solange de Oliveira . Profa.Nayara de Oliveira Batista Pavan e Pedro Vinícius de Morais Capelari.

Consultores: Profa. Dra. Patrícia de Oliveira Rosa-Silva, Prof. Dr. Frederico Fernandes e Prof. Dr. Sílvio Alves.

Contato: cln_saito@uel.br

Leia também

Pesquisadores desenvolvem materiais biodegradáveis a partir de resíduos agroindustriais

A utilização de resíduos agrícolas para a produção de materiais biodegradáveis desenhados para a melhoria da qualidade de sistemas agrícolas e florestais é uma abordagem nova e inovadora, pouco explorada na literatura e que agrega valor comercial aos resíduos por sua transformação em bioinsumos. Ao longo dos últimos anos, materiais biodegradáveis com as mais diferentes […]


O Projeto Novos Talentos: atividades com caráter não-formal como ferramentas de aprendizagem de ciências naturais para estudantes da educação básica de Londrina e região

O “Projeto Novos Talentos” promove a aprendizagem integrada em Ciências Naturais para estudantes da Educação Básica de Londrina, utilizando práticas inovadoras de educação não formal. Com acadêmicos e pós-graduandos da UEL como mediadores, o projeto complementa o currículo e desperta o interesse pela ciência. Alinhado as ODS 04 – Educação de Qualidade e ODS 09 […]


Projeto Safety: recomendações de proteção e segurança durante a pandemia de COVID-19

Criado em 31 de março de de 2020, ano um da pandemia da COVID-19, este projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem como objetivo sistematizar as melhores evidências científicas sobre recomendações de proteção e segurança e veicular informação útil sobre a COVID-19 e outras (re) emergências sanitárias por meio de diversos materiais para orientação voltados aos gestores, profissionais […]


Ciências cosméticas nas mídias digitais: Gerando informações confiáveis e seguras

O App Instagram® se insurge no espaço virtual atingindo cerca de 113,5 milhões de usuários brasileiros, que utilizam esse App para lazer, mas também para procurar informações relevantes. Nesse cenário, as pessoas que amam cuidar da pele e experimentar novos produtos de beleza, já se depararam com milhões de informações contraditórias e mitos sobre cosméticos. […]