Estado cidadania democracia -politica contemporânea

Portal

atualizado 5 meses atrás

A pesquisa analisa a moldura analítica da(s) teoria(s) do Estado, em busca de respostas aos limites e contradições das concepções políticas tradicionais para as tensões, em torno sobretudo, dos direitos humanos e da cidadania. Para tanto, pretende-se investigar dois problemas de natureza distintas que impactam sobre o “mecanismo” que opera(cionaliza) os chamados Estados democráticos de direito: (I) a questão dos limites da relação entre Estado e monopólio da violência e da justiça, tanto da perspectiva de sua definição e justificação, quanto da, de seus atributos e práticas cotidianas; (II) levantar e analisar as tensões, dilemas, desafios e aporias postos pela nova era da política digital tanto ao(s) Estado(s) e seus fundamentos teóricos quanto à(s) democracia(s), à cidadania e aos direitos humanos. O objetivo é verificar até que ponto o funcionamento do Estado democrático de direito poderia estar dando sinais de desgaste ou mesmo sendo desmontada.

A pesquisa conta com mais de 20 subprojetos vinculados a distintos âmbitos do conhecimento relacionados às linhas mestras acima descritas, conduzidos por pesquisadores e pesquisadoras vinculados ou à UEL, ou aos grupos de pesquisa GETePol (Grupo de Pesquisa Estudos em Teoria Política), hoje de âmbito nacional, e teoria& politica.edu, de âmbito local. O público-alvo ao qual se destina a investigação é formado, sobretudo, pela comunidade de estudantes de graduação e pós-graduação da UEL, que são formados por pesquisadores egressos da casa, bem como, pela coordenadora do projeto, com o objetivo de qualificar estudantes a ingressarem na pesquisa e no magistério da educação superior brasileira.

Por fim, a pesquisa pretende contribuir não apenas para o desenvolvimento das áreas acima elencadas, como também, pode cooperar tanto para a base de inovação em conhecimento científico e tecnológico quanto para o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, político e social, e em particular, para os Objetivos 4., 5. e 16. do Desenvolvimento Sustentável e para a melhoria da qualidade de vida de parcela importante da população brasileira, particularmente a das mulheres e outras populações vulneráveis. A pesquisa vincula-se às áreas prioritárias Tecnologias Habilitadoras, particularmente ao setor da (I) Inteligência Artificial; à das Tecnologias Estratégicas (III) Cibernética e (IV) Segurança Pública e de Fronteira; à das Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável (I) Cidades Inteligentes e Sustentáveis; à das Tecnologias para Qualidade de Vida (IV) Tecnologias Assistivas; e, por fim, às das Tecnologias para Promoção, Popularização e Divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação (I) Ensino de Ciências.

Coordenadora: Profa. Dra. Raquel Kritsch

Contato:  kritsch@uel.br

Divulgação: Grupo de Pesquisa Estudo em Teoria Politica (GETePol)