Divisão de Apoio Tecnológico

A Divisão de Apoio Tecnológico é o órgão encarregado pelo planejamento, supervisão, realização e otimização das atividades através da digitalização, microfilmagem e outros meios, visando à preservação e divulgação do acervo arquivístico da UEL.

Compete à Divisão de Apoio Tecnológico:

  1. Promover e executar as reproduções digitais e micrográficas de documentos;
  2. Guardar e preservar os microfilmes de segurança;
  3. Promover e executar os serviços de manutenção preventiva dos equipamentos técnicos de reprodução;
  4. Executar todas as etapas de microfilmagem (preparação dos documentos, microfilmagem, processamento, inspeção, revisão, duplicação);
  5. Executar o levantamento de recursos e custos operacionais de equipamentos de microfilmagem e digitalização;
  6. Inspecionar periodicamente os microfilmes produzidos;
  7. Manter, de acordo com os padrões de normas técnicas, o arquivo de segurança e o arquivo de duplicatas;
  8. Dirigir a execução dos sistemas e estabelecer padrões de qualidade visando longevidade, segurança e preservação das informações;
  9. Indexar, controlar e estabelecer os índices dos arquivos microfilmados e digitalizados (indexação);
  10. Elaborar fluxograma da disposição e colocação dos fotogramas no microfilme de cada arquivo a ser implantado;
  11. Atender todas as exigências legais ao funcionamento da microfilmagem, digitalização e outros meios;
  12. Propor cursos de formação em área de tecnologia da informação e outras formas de reprodução de originais;
  13. Avaliar produtos e serviços relativos a sistemas informatizados na área de documentação arquivística;
  14. Apoiar o desenvolvimento e implantação de programas de gestão de documentos a serem utilizados pela rede de protocolos e arquivos do SAUEL;
  15. Dar suporte tecnológico na elaboração dos instrumentos de pesquisa a serem utilizados pela Divisão de Arquivo Permanente;
  16. Executar a reprodução digital de documentos sonoros e de imagem em movimentos, com vistas o atendimento aos usuários;
  17. Dar suporte tecnológico no que se refere ao arranjo e descrição dos documentos de arquivos sob a guarda do SAUEL;
  18. Estabelecer cronograma anual das atividades a serem desenvolvidas, prevendo as prioridades, de acordo com as políticas adotadas pelo SAUEL;
  19. Encaminhar à Diretoria a relação de material de expediente, permanente e equipamentos necessários ao bom andamento da Divisão;
  20. Participar de reuniões do Conselho Técnico e da Comissão Central de Avaliação de Documentos com direito a voz;
  21. Desenvolver outras atividades inerentes à Divisão.