Arquivo Central

O Arquivo Central é o órgão responsável pela administração do Sistema de Arquivos, com as seguintes atribuições:

  1. Elaborar e executar o planejamento do SAUEL;
  2. Cumprir e fazer cumprir as normas emanadas do Conselho Técnico;
  3. Baixar atos no âmbito de sua competência;
  4. Propor diretrizes para a produção, registro, avaliação, conservação, processamento técnico, recuperação e acessibilidade dos documentos;
  5. Supervisionar os arquivos setoriais na aplicação de planos de classificação, tabelas de temporalidade e outros instrumentos de gestão documental;
  6. Coordenar a transferência dos documentos produzidos pela Universidade aos Arquivos Intermediário e Permanente;
  7. Planejar e coordenar a organização do acervo documental custodiado pelo Arquivo Central;
  8. Propor condições de acesso público ao acervo custodiado pelo Arquivo Central;
  9. Elaborar programas de publicações e divulgação do SAUEL e do patrimônio arquivístico público da Universidade Estadual de Londrina;
  10. Elaborar projetos relativos às atividades arquivísticas de organização e recuperação de informações científicas relacionadas ao acervo custodiado pelo Sistema, para obtenção de recursos;
  11. Prestar assessoria técnico-arquivística à instituições internas e externas;
  12. Gerir recursos humanos, financeiros e materiais;
  13. Promover o aperfeiçoamento e capacitação do pessoal técnico e auxiliar destinados ao SAUEL;
  14. Integrar-se a sistemas de informação da universidade, considerados de interesse para os usuários do SAUEL;
  15. Integrar-se aos sistemas nacionais e internacionais de informação, visando o acesso à produção científica das instituições congêneres e à divulgação da produção gerada pela Universidade;
  16. Acompanhar e divulgar legislação e normas técnicas referentes à gestão de documentos;
  17. Subsidiar os sistemas informatizados de registro e controle de documentos;
  18. Criar mecanismos para otimizar os meios de comunicação interna da rede SAUEL, como também entidades externas afins;
  19. Criar e manter atualizado sistema informatizado de tabela de temporalidade de documentos da UEL;
  20. Propor, em conjunto com a PROPLAN e com o Conselho Técnico, os manuais de procedimentos técnicos administrativos do Sistema de Arquivos da Universidade.

A estrutura do Arquivo Central é composta por:

  • Diretoria (Diretor do SAUEL);
  • Secretaria;
  • Divisão de Arquivo Intermediário;
  • Divisão de Arquivo Permanente;
  • Divisão de Protocolo e Comunicação;
  • Divisão de Apoio Tecnológico.