Região Metropolitana de Londrina
A Região Metropolitana de Londrina está localizada na porção norte do estado do Paraná, região Sul do Brasil. Foi instituída em 1998 e resulta da Constituição Federal Brasileira de 1988 que concedeu às Unidades Federativas o poder de instituir suas próprias regiões metropolitanas. Abriga cerca de 10% da população paranaense (1,13 milhões), segundo estimativa do IBGE em 2021, e deste total, Londrina, a segunda maior cidade do estado, concentra cerca de 50% dos habitantes da RML.
Foi a primeira RM do interior do país e era inicialmente composta por 6 municípios (Londrina, Cambé, Ibiporã, Rolândia, Jataizinho e Tamarana). Contou com sucessivas inclusões através de Leis Complementares até o ano de 2014, abrigando atualmente 25 municípios, conforme ilustra o mapa acima. Contudo, sua discussão envolve processos anteriores, iniciados por volta de 1970, quando ocorre a institucionalização das primeiras regiões metropolitanas do país e impulsiona o olhar para o planejamento do desenvolvimento regional do eixo Londrina-Maringá através do Projeto Metronor.O projeto da Metrópole Linear Norte do Paraná (Metronor) foi iniciado nos fins da década de 1970 e tinha como objetivo, num futuro não tão distante, interligar e fortalecer o eixo Londrina-Maringá, além de corrigir as distorções do processo de urbanização em relação aos arrabaldes. Apresentou uma intensa produção técnica voltada para o planejamento regional, no entanto, foi extinto nos fins da década de 1980 pelo enfraquecimento provocado por conflitos políticos entre os governos estadual e federal e pelo desgaste das reuniões de pouca efetividade com as lideranças municipais (Cunha, 2005).
Neste sentido, ainda que o primeiro projeto de metropolização (Metronor) tenha sido erguido sob forte embasamento técnico, não obteve sustentação na esfera política. Por conseguinte, o projeto da Região Metropolitana de Londrina, constituído essencialmente no âmbito político, possuía pouca ou nenhuma sustentação técnica na ocasião de sua criação. Passados mais de 20 anos após sua institucionalização, a RML encontra dificuldades de sair do papel e apresenta significativas inconsistências que desafiam a sua real articulação. Em 2020, contudo, iniciaram as atividades de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), com objetivo de definir as diretrizes para o desenvolvimento regional estratégico e os projetos estruturantes.
Nesta seção, a Região Metropolitana de Londrina é apresentada por meio do histórico dos seus municípios formadores, da introdução ao Laboratório Imagens, Paisagens e Personagens (IMAP&P), de algumas características centrais de seu Plano Diretor Urbano Integrado e de dados estatísticos geográficos, de saúde, educacionais e econômicos.