PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL – Introdução

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O sonho da instalação das primeiras faculdades que dariam sustentação a uma futura universidade pública em Londrina é antigo. Surgiu entre pioneiros, líderes e autoridades no fim da década de 1950 e ganhou força no início da década de 1960. O belo sonho tornou-se realidade ao longo de mais de meio século. Agora, com 50 anos passados do reconhecimento pleno pelo Ministério da Educação, a instituição vive um momento de recordação, felicidade e comemoração.

A UEL é grande, representativa e importante, ainda que tenha problemas e carências comuns às instituições brasileiras, a universidade segue crescendo firme ao longo destas cinco décadas. Tudo isto só foi possível graças às milhares de pessoas que pela UEL passaram. Esta realidade é resultado dos que aqui trabalharam, estudaram, pesquisaram e ensinaram. Foram milhares de estudantes, funcionários técnico-administrativos e professores ao longo destes 50 anos. Todos muito importantes para o sonho, a construção e a consolidação da UEL. 

A Universidade Estadual de Londrina possui estreita ligação com a região, sendo o desenvolvimento desta, em grande medida, fruto da ativa participação da instituição nos problemas regionais. A UEL está aberta à sociedade, uma vez que seus espaços podem ser utilizados pela população local e regional. Há uma considerável promoção de atividades culturais, que acabam por fazer parte do calendário cultural promovido pela municipalidade. Em complemento, destaca-se cursos e programas que são oferecidos para os diversos segmentos sociais. 

É notório o esforço da UEL em estreitar os laços com a comunidade e, ao mesmo tempo, mostrar para o meio que a cerca o que se faz e produz dentro da universidade. A UEL contribui para a melhoria do patamar de vida de sua região através do que ela tem de melhor a oferecer: a qualidade dos profissionais que forma, as pesquisas desenvolvidas e a transferência dos resultados para a sociedade.

Como a Universidade Estadual de Londrina trata o conhecimento produzido nela e na comunidade que a envolve? A resposta a esta pergunta orienta os princípios filosóficos e técnico-metodológicos da instituição. O propósito basilar está em ofertar para a comunidade universitária e para a comunidade externa diferentes oportunidades de aprendizagem que priorizem a relação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.  A UEL entende ser fundamental que os participantes vivenciem estes momentos por meio da construção de sentidos e de significados, os quais incentivarão a consolidação de uma formação humanística, científica, profissional e voltada para a prática de uma cidadania consciente e responsável. Esta tarefa só se faz possível mediante o acompanhamento dos mais plurais movimentos sociais, pois são neles que a Universidade busca por referências para manter-se atualizada e alinhada com o contexto em que desenvolve suas atividades.Por estar atenta ao cenário social, ambiental e econômico em que atua, a UEL investe em um processo de formação que aborda o conhecimento como um meio para a discussão e para o diálogo. Estudantes, profissionais da educação, pessoal administrativo e comunidade externa interagem entre si, a partir de mobilizações provocadas pela Universidade, e constroem um processo educativo colaborativo e integrador. Todos os que se relacionam com a Instituição são convidados a refletir criticamente sobre o papel e a influência que possuem no desenvolvimento de conhecimentos nas mais diversas áreas científicas. O conhecimento, portanto, estabelece-se como padrão de referência que avalia a relevância, o impacto e a inserção da UEL para as comunidades alcançadas pelo dimensionamento regional de suas ações.

A organização didático-pedagógica da Universidade Estadual de Londrina considera o estudante como atuante e participativo no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, reconhece que este mesmo estudante possui conhecimentos, valores e experiências que influenciam em sua formação. É fundamental, portanto, que em seu desenvolvimento acadêmico o estudante converse com os conteúdos pertinentes à titulação e à profissão pretendidas a partir de técnicas e práticas de ensino e aprendizagem que dialoguem com a realidade vivenciada por ele além dos limites físicos da Instituição.

Por este motivo, os docentes da UEL se reconhecem enquanto seres reflexivos que incentivam o aprendizado a partir de interações e diálogos desempenhados entre o aluno e o professor. Os docentes da Universidade Estadual de Londrina têm consciência da importância da prática educativa que desenvolvem para o aprendizado de seus alunos. Esta razão justifica o comprometimento com o aprimoramento contínuo em termos de criação, aprendizagem e organização de práticas de ensino que agreguem maior significado para a formação dos estudantes. No âmbito das práticas de ensino e aprendizagem desempenhadas pelos docentes dos cursos ofertados pela UEL, são valorizadas aquelas que visam atuação reflexiva, organização técnica e material, e que intentam tornar a aula um ambiente convidativo e de fácil compreensão para os alunos. 

A Universidade Estadual de Londrina valoriza o processo decisório participativo viabilizado por uma gestão colegiado comprometida com o desenvolvimento da instituição. As decisões tomadas a partir de suas câmaras e de seus conselhos, asseguram que a UEL respeita as vozes de todas as representações que compõem a comunidade universitária. Por meio desta abordagem consultiva a universidade compartilha os anseios e as necessidades de desenvolver-se por intermédio de diretrizes que tenham sido coletivamente identificadas e definidas e que sejam comunitariamente difundidas e executadas.

As diretrizes são compreendidas na gestão da UEL como orientações de natureza institucional dotadas de apelo estratégico que visam instruir as mais plurais atitudes desempenhadas pela universidade em seu ambiente interno e em seu ambiente externo. O teor estratégico das ações e decisões protagonizadas pela UEL em favor de seu desenvolvimento institucional garante que estas mesmas ações e decisões sejam estruturantes em seus respectivos desdobramentos e repercussões para os níveis tático e operacional da administração institucional. Esta articulação administrativa e estratégica destaca a segurança e a responsabilidade como valores primordiais para a gestão da universidade. Isto só é possível porque o cotidiano da UEL é regulado por políticas institucionais que dialogam com as atividades, os processos e os projetos elaborados e executados em todas as unidades que formam sua organização administrativa.

O bem estar da comunidade e a inclusão social compreendem preocupações que são diretamente abordadas pela Universidade Estadual de Londrina em suas políticas. A partir de ações planejadas e contínuas, a UEL atende, capacita, auxilia e acompanha milhares de pessoas nos mais variados âmbitos, tais como: saúde, segurança, alimentação, cultura, pesquisa, extensão e ensino. Além dos projetos e programas de caráter institucional, os quais são ininterruptos, a Universidade incentiva e valoriza ações pontuais que visam enfatizar algum tópico emergente e diretamente relacionado à qualidade de vida da comunidade universitária e da comunidade externa. Para a Universidade Estadual de Londrina, ser socialmente responsável é, além de um diferencial, uma obrigação necessária de ser cumprida em sua plenitude, mediante as desigualdades e dificuldades enfrentadas pela sociedade brasileira.

Com o intuito de ressaltar o quanto a gestão da UEL está alinhada com uma perspectiva social, dinâmica e integradora, apresenta-se em sequência o Projeto Pedagógico Institucional, pelo qual são destacados avanços, resultados e diferenciais da Universidade nas seguintes frentes: inserção regional, princípios filosóficos e técnico-metodológicos, organização didático-pedagógica, políticas institucionais e responsabilidade social.

Observação: os dados informados neste caderno do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual de Londrina, com vigência planejada para o período que se inicia em 2024 (inclusive) e se encerra em 2028 (inclusive), foram consultados em fontes oficiais entre os meses de junho e outubro de 2022. Caso sejam identificadas informações que precisem ser regularizadas, informa-se que estas correções serão implementadas na primeira atualização do PDI UEL 2024-2028, que deverá ocorrer durante o ano de 2025.

Boa leitura!