Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) foi criado em 2009 como uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) desenvolvida pela CAPES. A UEL foi a primeira Universidade paranaense a aderir ao programa e é a Instituição do sul do país eu mais oferta vagas nos editais. Ao todo, mais de 600 profissionais da rede pública de ensino, de 57 municípios da região, passaram pela formação. Há duas possibilidades de participação: como segunda licenciatura, para professores licenciados que atuam fora de sua área de formação; e, como formação pedagógica, para bacharéis e tecnólogos sem licenciatura que atuam nos cursos profissionalizantes de escolas públicas. A UEL oferece vagas em oito cursos, sendo eles: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Matemática, Música, Pedagogia e Química.