Perfil do Egresso – ZOOTECNIA (Bacharelado)

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CEPE/CA, Resolução nº 081/2021. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Zootecnia, a ser implantado a partir do ano letivo de 2022. 

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2021/resolucao_81_21.pdf.

Acesso em: 18 outubro 2022;

A Zootecnia, profissão de nível superior, regulamentada pela Lei no 5.550, de 04/12/68, e com a definição dos campos de atuação profissional definida pela resolução no 619/94 do CFMV, tem como objetivo principal qualificar a produção animal, seus produtos e serviços.

As pesquisas de novas tecnologias e as aplicações dos conhecimentos acumulados ao longo do tempo permitem ao Zootecnista um manejo racional dos animais úteis ao homem, visando o aumento da produtividade, redução de custos e melhoria da qualidade dos produtos e serviços de origem animal, identificando problemas, apontando soluções e agregando valor e diferencial aos mesmos.

O curso de Zootecnia da UEL deverá ser capaz de formar um profissional apto a mudanças e para atuar com competência nas suas atribuições profissionais, conforme a proposta das diretrizes curriculares. Este profissional deverá ter sólida formação profissional sem desconsiderar a forma tão básica, separados para um mercado de trabalho competitivo com capacidade de gerenciamento, liderança e trabalho em equipe, proativos e que, dotado de consciência ética, política, humanística, com visão crítica e global da conjuntura econômica, social, política, ambiental e cultural da região onde atua, do Brasil e do mundo, esteja em plena condição de desenvolvimento das competências e habilidades para:

Planejar, dirigir, gerenciar, coordenar, executar, controlar e assistir diferentes sistemas de animais úteis ao homem, de programas de melhoramento genético, de biotecnias, de reprodução, de nutrição, alimentação e dietas, de transporte, manipulação e abate, de industrialização de produtos e subprodutos de origem animal, de higiene e profilaxia animal, agregando valores e otimizando o uso dos recursos potencialmente disponíveis e tecnologias sociais e economicamente adaptáveis,

Planejar, executar e assistir projetos de construções rurais, instalações zootécnicas e de ambiência animal;

Planejar, executar e assistir projetos de formação, produção e manutenção de pastagens e forrageiras bem como a sua conservação, o controle de pragas, a adubação, a manutenção da qualidade do solo e da água e o controle ambiental;

Administrar e assistir propriedades rurais, estabelecimentos industriais e comerciais ligados à produção, melhoramento e tecnologias animais e de rações;

Elaborar projetos pecuários, avaliando propostas, realizando perícias e consultorias.

Avaliar, classificar, tipificar, padronizar, rastrear e certificar animais e seus produtos, coprodutos e derivados em todos os seus estágios de produção;

Executar o julgamento, supervisionar e assessorar inscrição de animais em sociedades de registro genealógico, exposições, provas e avaliações funcionais e zootécnicas;

Atuar nas áreas de difusão de tecnologias, informação e comunicação especializada em zootecnia;

Possuir autonomia intelectual e espírito investigativo para compreender e solucionar conflitos, dentro dos limites éticos impostos pela sua capacidade e consciência profissional;

Desenvolver pesquisas, extensão e disseminar conhecimentos nas áreas de interesse zootécnico;

Outras atividades correlatas.

Habilidades e Competências

As recentes modificações em nossa sociedade redefiniram o perfil dos Zootecnistas e estabeleceram novas relações e situações de trabalho; com isto a noção de competência adquiriu contornos diversos que passou a exigir aprofundamento no conhecimento científico-tecnológico. Assim, se por um lado, o conceito de competência assume novos significados, por outro lado ela é validada quando é sustentada por meio de formação extensa, continuada e bem qualificada.

O que é um Zootecnista competente? É aquele que tem capacidade de agir reflexiva e eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiado em um conjunto articulado e dinâmico de conhecimentos, saberes, habilidades e posturas, tomando decisões e fazendo encaminhamentos adequados e úteis para o enfrentamento desta situação.

Conhecimentos e competências são processos que se articulam, mas não se confundem; não se deve desistir de transmitir conhecimentos ao se comprometer com o desenvolvimento de competências. Assim, em um processo de construção de competências, há que se ter clareza sobre a escolha que se faz dos conhecimentos necessários, dos seus motivos e desdobramentos. Nem só o conhecimento teórico e nem o agir simplesmente são suficientes para desenvolver a competência. A competência ultrapassa os saberes e conhecimentos, mas não se constitui sem eles.

A competência do Zootecnista será construída no dia a dia do contexto de sua formação, na identificação dos conhecimentos pertinentes e na mobilização dos seus recursos, configurados em uma postura ativa eficaz diante dos desafios e problemas.

A mobilização e utilização de conhecimentos, habilidades, saberes e outros recursos; a capacidade de transformar informação em conhecimento, e a utilização de competências individuais ou mais amplas, requerem um aprendizado intencionalmente planejado. Sistematizar e planejar esse aprendizado são as metas a serem buscadas nesta proposta pedagógica do curso de Zootecnia da UEL

As competências básicas do Zootecnista podem ser assim definidas:

Competência Técnica: E a habilidade de utilizar os conhecimentos das tecnologias disponíveis na identificação e solução de problemas;

Competência Científica. E a habilidade do uso do método científico na pesquisa, envolvendo o levantamento de bibliografia pertinente, a pesquisa de campo, a capacidade interpretativa das informações obtidas, bem como o seu desenvolvimento intelectual;

Competência Ética, Política e Social: E o desenvolvimento da cidadania, da postura profissional, do conhecimento dos deveres e direitos e da responsabilidade social.

A partir de uma visão geral destas competências, o Zootecnista, detentor de conhecimentos dos temas que envolvem a sua profissão, poderá articulá-las com os de outras áreas do conhecimento, de maneira crítica e reflexiva, transformando a realidade no seu entorno.