Perfil do Egresso – QUÍMICA (Licenciatura)
.
CEPE/CA, Resolução nº 117/2018. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Química – Licenciatura, a ser implantado a partir do ano letivo de 2019.
Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2018/resolucao_117_18.pdf.
Acesso em: 18 outubro 2022;
PERFIL DO CONCLUINTE
O Curso de Licenciatura em Química, ofertado integralmente no período noturno e de forma presencial, deverá ser integralizado em no mínimo dez semestres, devendo os egressos ter formação generalista, sólida e abrangente em conteúdo dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média.
De modo específico, almeja-se que o egresso seja consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente. Além disso, o egresso deverá, via suas habilidades, ser um profissional com uma visão ampla do papel do educador e seu papel para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática.
Diante desse contexto, o Curso de Química — Licenciatura da Universidade Estadual de Londrina visa formar um profissional com as seguintes competências:
- Ter uma formação generalista, mas sólida e abrangente nos diversos conteúdo da área de Química;
- Possuir conhecimentos pedagógicos abrangentes para a adequada atuação profissional na Educação Básica;
- Possuir conhecimentos que permeiam a prática pedagógica na área de Química e demais áreas do conhecimento, articulando diversas vivências e compreensões advindas da inserção em pesquisas e participação em projetos de extensão e de ensino que possibilitem ampliação dos conhecimentos;
- Ser capaz de exercer a sua atividade profissional de ensinar Química apoiado em um sólido repertório de conhecimentos teóricos, práticos e atitudinais que proporcionem a produção de saberes interligados aos níveis e modalidades de ensino, dando dinâmica ao processo de construção e reconstrução do conhecimento,
- Ser capaz de reconhecer e destacar a relação entre o saber docente e o trabalho na escola e na sala de aula, entendendo que os saberes são plurais, heterogéneos e possuem temporalidade no contexto histórico e cronológico;
- Ser capaz de exercer a sua prática profissional nos fundamentos do saber e na ideia de um trabalho cotidiano e interativo alicerçado no princípio de repensar a própria formação do magistério na prática cotidiana de ser professor;
- Ser capaz de refletir sobre os conhecimentos científicos elou educacionais construídos com base no contexto socioeconómico, político e cultural, visando uma educação de qualidade por meio de um comportamento ético que tenha por base a humanização,
- Ter senso crítico e curiosidade intelectual voltada para as questões de cunho teórico-metodológico, buscando compreender o ambiente escolar e sua especificidade, no que se refere ao processo de organização e gestão escolar;
- Ser capaz de compreender, por meio dos aspectos filosóficos e sociais, o contexto educacional como um processo humano em construção; x- Ser capaz de contribuir para o desenvolvimento da educação, da ciência e da tecnologia no sentido de construir um processo educativo consolidado em bases científicas voltadas para a realidade concreta;
- Dominar as técnicas e procedimentos adequados nos laboratórios, vinculando essa atividade a uma práxis de ensino-pesquisa-extensão que busque formar estudantes críticos e reflexivos;
- Saber reconhecer, interpretar e utilizar as Ciências Exatas e da Terra, seus códigos e linguagens, como ciência que perpassa e estrutura a comunicação do ensino da Química;
- Possuir o domínio do conhecimento científico, teórico e experimental da Química, demonstrando competência na construção de uma nova leitura de mundo, frente às implicações sociais, económicas, éticas, políticas, culturais e ambientais;
- Praticar o ensino da Química mediante um ambiente investigativo, experimental e dinâmico, caracterizando o conhecimento científico como um movimento de rupturas e reelaboração de modelos com os quais os cientistas interpretam e interferem no mundo;
- Saber fazer uso de práticas avaliativas e regulação do processo de ensino e de aprendizagem em Química de forma contínua, considerando a avaliação como constituinte da prática pedagógica, estabelecendo critérios e instrumentos que dialoguem com os objetivos do ensino.
- Conhecer a historiografia da ciência Química tanto nos seus aspectos lógicos e empíricos de teorias científicas, como nos aspectos filosóficos, económicos, políticos, sociais e ambientais relevantes ao seu desenvolvimento;
- Avaliar os reflexos dos avanços tecnológicos orientando o conhecimento da Química em uma perspectiva ética, com a formação de atitudes e valores para o bem social;
- Identificar, selecionar e produzir experimentos químicos por meio de materiais alternativos que sirvam para contextualizar, construir conhecimento e motivar o processo de ensino e de aprendizagem
- Produzir elou selecionar experimentos, problemas e textos inerentes à ciência/Química que abordem aspectos inerentes ao conhecimento científico e aos conhecimentos prévios revelados pelos educandos,
- Trabalhar a possibilidade real do bem-estar social e desenvolvimento sustentável com respeito ao meio ambiente e aos aspectos ligados à preservação;
- Possuir a capacidade de elaboração, uso e avaliação de materiais didáticos pedagógicos bem como a construção elou a seleção de exemplos, analogias, imagens e vídeos que facilitem a apropriação do conhecimento por parte dos estudantes;
- Reconhecer a importância da afetividade na relação professor-educando como fator motivador e capaz de influenciar o nível de envolvimento por parte do estudante na realização das tarefas escolares e na sua vontade de persistir diante das dificuldades do processo de aprendizagem;
- Possuir conhecimentos técnicos e científicos para desenvolver as atribuições definidas pela Resolução normativa no 36 de 25/04/74 do Conselho Federal de Química,
- Possuir capacidade de atuar profissionalmente de forma multidisciplinar elou transdisciplinar;
- Possuir a compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional;
- Saber trabalhar em equipe e possuir boa compreensão das diversas etapas que compõem um processo de pesquisa em ensino, sendo capaz de planejar, coordenar, executar ou avaliar atividades relacionadas à atividade profissional;
- Saber comunicar corretamente os projetos e resultados de pesquisa em ensino na linguagem científica de forma oral e escrita em idioma pátrio e estrangeiro (especialmente inglês elou espanhol);
- Saber escrever e avaliar criticamente os materiais didáticos, como livros, apostilas, “kits”, modelos, programas computacionais e materiais alternativos no exercício profissional;
- Ser um profissional consciente com relação às diferenças étnico-raciais principalmente em relação às relações sociais e raciais no Brasil e a História e Cultura dos Afro-brasileiros e Africanos;
- Ser capaz de se comunicar em nível básico pelo sistema LIBRAS Linguagem Brasileira de Sinais — para promover a melhor integração dos diversos educandos.