Perfil do Egresso – PSICOLOGIA (Bacharelado)

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CEPE/CA, Resolução nº 126/2018. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia, a ser implantado a partir do ano letivo de 2019. 

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2018/resolucao_126_18.pdf.

Acesso em: 18 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

Formar profissionais com competências teórico e técnica para o desenvolvimento de ações de pesquisa, diagnóstico e intervenção psicológicas sustentadas numa posição ética e crítica, comprometidos com o seu objeto de trabalho e com os diferentes cenários de atuação; formar profissionais qualificados, autónomos e responsáveis com a formação e com a produção do conhecimento científico, capacitados ao trabalho em equipe interdisciplinar como também na gestão de projetos que envolvam o escopo do trabalho do psicólogo; formar profissionais que possam atuar e pesquisar nas áreas da clínica, da saúde, da educação, do trabalho, das organizações e das instituições que abarcam o objeto de estudo da psicologia. Com isso, espera-se uma formação comprometida com as transformações político-sociais, sustentada numa prática responsiva às exigências de uma educação inclusiva, com valores de diversidade e de cidadania.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS

O Curso de graduação em formação de Psicólogo da UEL objetiva formar profissionais capacitados para atuarem na construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia a partir da interpretação dos múltiplos referenciais que buscam apreender a abrangência do fenómeno psicológico em suas interfaces com os fenómenos biológicos, psíquicos e sociais. Considerando o que prescrevem as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia (DCCP) e a Resolução no 5/2011 do Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Superior:

  • Identificar a diversidade de perspectivas necessárias à compreensão do ser humano;  
  • Reconhecer a importância da interlocução com campos de conhecimento que possibilitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico;
  • Avaliar e diagnosticar processos psicológicos em indivíduos, grupos, organizações e sociedade, tendo capacidade de elaborar documentos decorrentes dessas avaliações;
  • Compreender criticamente os acontecimentos políticos, sociais, económicos e culturais do país, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão, intervir nos distintos contextos em que atua o psicólogo, ponderando as necessidades sociais, as políticas públicas, os direitos humanos, considerando a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e sociedade;
  • Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
  • Realizar orientação e aconselhamento psicológico e psicoterápico,
  • Atuar profissionalmente em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo, terapêutico e educativo, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara,
  • Atuar e intervir multiprofissional mente sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar; 
  • Respeitar a ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da psicologia.