Perfil do Egresso – NUTRIÇÃO (Bacharelado)

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CEPE/CA, Resolução nº 0065/2010. Cria e aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição, a ser implantado a partir do ano letivo de 2012. 

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2010/resolucao_65_10.pdf.

Acesso em: 18 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

O PERFIL DESEJADO DO EGRESSO SERÁ:

“Nutricionista, com formação generalista, humanista e crítica. Capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para melhora da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.”

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES GERAIS:

  • atenção à saúde: o nutricionista formado estará apto a desenvolver ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde, assim como de prevenção de doenças, tanto em nível individual como coletivo, respeitando os mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética e bioética.
  • tomada de decisões: o nutricionista formado estará apto em qualquer situação para avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais apropriada, visando ao uso adequado da força de trabalho, de equipamentos, de procedimentos e de práticas.
  • comunicação: o nutricionista formado deverá ser acessível, interagir com outros profissionais de saúde e o público em geral, e manter o sigilo e a confidencialidade das informações a ele confiadas.
  • participação e liderança: o nutricionista formado deverá ter responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, gerenciamento e comunicação, de modo que em equipes multiprofissionais possa assumir indistintamente papel de participação elou liderança, sempre visando o bem-estar da comunidade
  • administração e gerenciamento: o nutricionista formado estará apto a gerenciar e administrar, tanto a força de trabalho, como os recursos físicos e materiais, sendo capaz de assumir liderança quando na equipe de saúde, ou quando gestor ou empregador.
  • educação permanente: o nutricionista formado deverá aprender continuamente, tanto na sua formação quanto na sua prática, tendo a responsabilidade e o compromisso com a educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, transmitindo conhecimentos e propiciando condições para o confronto da teoria com a prática.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPECÍFICAS:

  • prestar Assistência Dietética para indivíduos e coletividade saudáveis e enfermos; diagnosticar, intervir e acompanhar o estado nutricional do indivíduo e grupos populacionais; aplicar os indicadores para diagnóstico do estado nutricional;
  • gerir atividades em alimentação e nutrição dirigidas a indivíduos, grupos populacionais e coletividades;
  • avaliar o processo sociocultural, político e econômico que influenciam a disponibilidade, acesso e aquisição de alimento com vistas à segurança alimentar e nutricional da população;
  • desenvolver novas fontes alimentares, controle de qualidade e caracterização de matéria prima, visando sua utilização na alimentação humana;
  • planejar e avaliar projetos para as unidades de alimentação e nutrição, tais como as instalações físicas, equipamentos e utensílios; planejar, implantar, organizar, gerenciar e avaliar todas as etapas dos processos de produção e distribuição de refeições; exercer o controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;
  • desenvolver o potencial dos indivíduos que atuam nas atividades de Alimentação e Nutrição para racionalizar os recursos financeiros, materiais e de informação pautados em conhecimentos técnico-científicos, observando a efetividade e visando a equidade;
  • desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares visando sua utilização na alimentação humana;
  • participar de equipes multiprofissionais, inter-relacionado e atuando de forma reflexiva e ética com visão transdisciplinar, estando apto a assumir posição de liderança;
  • prescrever, supervisionar e avaliar dietas, exames complementares e suplementos nutricionais;
  • comunicar-se adequadamente, na transmissão dos conhecimentos técnico científicos;
  • atuar na formulação de políticas e programas de educação e vigilância 
  • atuar na formulação e execução de programas de vigilância sanitária dos alimentos;
  • planejar e desenvolver programas e ações de educação alimentar para indivíduos, grupos específicos e coletividades;       
  • manter-se continuamente atualizado, comprometendo-se com a educação das futuras gerações de profissionais com benefícios mútuos;
  • desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição; e
  • atuar em marketing em alimentação e nutrição.