Perfil do Egresso – MEDICINA (Bacharelado)

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CEPE/CA, Resolução nº 005/2022. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina, a ser implantado a partir do ano letivo de 2022. 

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2022/resolucao_05_22.pdf.

Acesso em: 18 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

O médico graduado pela Universidade Estadual de Londrina:

  • Terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética;
  • Possuirá capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos validados cientificamente;
  • Atuará em ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde e redução de danos, nos âmbitos individual e coletivo, obedecendo aos princípios técnicos e éticos da referência e contrarreferência dos sistemas de saúde;
  • Terá e promoverá a responsabilidade social e o compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana e da saúde integral do ser humano;
  • Será capacitado para continuar o processo de educação permanente durante toda sua vida profissional por meio da autoaprendizagem, da educação permanente e da leitura crítica das evidências científicas, aplicando os conceitos da medicina baseada em evidências;
  • Estará apto para atuar de forma eficiente e ética em equipe multiprofissional, assumindo, quando necessário, o papel de responsável técnico dela;
  • Compreenderá o papel social do médico, estando apto a envolver-se de forma produtiva em atividades de planejamento, gestão e políticas de saúde;
  • Atuará como agente informador e educador em saúde para seus pacientes, familiares, comunidade e para os seus pares e demais profissionais da saúde, com vistas à promoção da saúde, redução de danos e prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas adequadas de comunicação
  • Conhecerá as principais características do mercado de trabalho onde vai atuar, respeitando os padrões locais e buscando aperfeiçoamento dentro da política de saúde vigente;
  • Utilizará equipamentos e recursos com efetividade e eficiência, pautado em conhecimentos validados cientificamente;
  • Engajar-se-á em atividades de promoção à segurança do paciente, buscando o aprimoramento de
  • Processos e sistemas relacionados à sua atuação profissional, sempre em prol da redução de erros na assistência à saúde, inclusive erros diagnósticos.