Perfil do Egresso – MATEMÁTICA (Licenciatura)
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CEPE/CA, Resolução nº 120/2018. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Matemática – Licenciatura, a ser implantado a partir do ano letivo de 2019.
Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2018/resolucao_120_18.pdf.
Acesso em: 18 outubro 2022;
PERFIL DO CONCLUINTE
O Curso de Matemática — Licenciatura deve procurar garantir que seus egressos tenham:
- Uma sólida formação na área da Matemática,
- Uma sólida formação na área da Educação Matemática;
- Uma formação que os prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional;
- Visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
- Visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para a construção/exercício de sua cidadania,
- visão de que conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos; VII- preparo para o acolhimento e trato da diversidade;
- hábitos de colaboração e de trabalho em equipe;
- Autonomia em relação ao seu processo de aprendizagem
- Condições de avaliar e utilizar novas tecnologias de ensino,
- Capacidade de aprimorar-se profissionalmente atualizando seus conhecimentos;
- Capacidade de analisar criticamente e de elaborar materiais didáticos para a sala de aula,
- Conhecimento acerca do surgimento e evolução histórica das noções, conceitos e procedimento matemáticos, informações acerca dos obstáculos que impedem aos estudantes a aquisição dos saberes matemáticos e formas de ajudar os estudantes para que eles compreendam, assimilem, construam por si mesmos os conhecimentos próprios da matemática escolar;
- Capacidade de estimular o pensamento criativo e crítico.
- Atitude crítica e reflexiva em relação à sua ação pedagógica.