Perfil do Egresso – MATEMÁTICA (Bacharelado)

.

CEPE/CA, Resolução nº 074/2019. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Matemática – Bacharelado, a ser implantado a partir do ano letivo de 2020. 

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2019/resolucao_74_19.pdf.

Acesso em: 18 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

O Curso de Matemática — Bacharelado deve procurar garantir que seus egressos tenham:

  • Uma sólida formação em Matemática;
  • Uma formação que os habilite a enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade e das condições do exercício profissional;
  • Preparo para a compreensão e o trato da diversidade;
  • Capacidade de compreender como se desenvolve a pesquisa na área da Matemática e como a Matemática contribui para o desenvolvimento de outras ciências;
  • Capacidade de aprendizagem continuada e utilização de novas ideias e tecnologias;
  • Hábitos de colaboração e capacidade de trabalhar em equipe;
  • capacidade criativa e curiosidade para buscar novos conhecimentos;
  • Visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para a construção e o exercício de sua cidadania;
  • Capacidade de expressar-se com clareza, precisão e objetividade, seja na linguagem corrente, bem como a da Matemática;
  • Capacidade de compreensão e utilização dos conhecimentos matemáticos e de estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas de conhecimento;
  • Capacidade de analisar e interpretar dados, textos matemáticos, elaborar modelos e resolver problemas, integrando os vários campos da Matemática;
  • Uma visão histórica e crítica da Matemática, pelo conhecimento acerca do surgimento e evolução dos conceitos e métodos matemáticos.