Perfil do Egresso – LETRAS INGLÊS (Licenciatura)

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CEPE/CA, Resolução nº 119/2018. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Letras Inglês – Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas em Língua Inglesa, a ser implantado a partir do ano letivo de 2019.

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2018/resolucao_119_18.pdf.

Acesso em: 18 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

Profissionais Inter culturalmente competentes e eticamente responsáveis, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. O profissional em Letras-inglês deve ter domínio da língua inglesa e sua diversidade em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais a ela associadas. Deve, ainda, apropriar-se de conhecimento sobre as literaturas em língua inglesa e suas interações com outras artes.

Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de ser usuário proficiente de inglês, compreendendo sua formação profissional como processo contínuo, autónomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários, além de:  

  • Dominar os usos da língua inglesa como meio-fio de seu trabalho;  
  • Inserir-se, de forma comprometida, na comunidade escolar com vistas a criar e dar sustentabilidade a condições que tornem possíveis os resultados esperados de aprendizagem;
  • Apropriar-se criticamente de propostas curriculares para a educação básica, bem como implementá-las de forma criativa e inovadora;
  • Desenvolver conhecimentos, habilidades e valores em interação com a realidade e voltados à solução e ou à problematização de situações problema;
  • Atuar de modo integrado na comunidade escolar, por meio de articulações entre disciplinas, campos do saber, profissionais da educação, pais e alunos,
  • Utilizar as tecnologias da informação e comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores;
  • Avaliar o processo de ensino-aprendizagem, por meio da coleta e análise de dados, com vistas à aprendizagem dos alunos.