Perfil do Egresso – HISTÓRIA (Licenciatura)
.
CEPE/CA, Resolução nº 129/2018. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de História Licenciatura, a ser implantado a partir do ano letivo de 2019.
Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2018/resolucao_129_18.pdf.
Acesso em: 18 outubro 2022;
PERFIL DO CONCLUINTE
O graduado deverá estar capacitado ao exercício do trabalho do profissional de História em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão.
Com formação interdisciplinar e complementar, o profissional estará apto a suprir demandas sociais relativas ao seu campo de conhecimento, magistério em todos os graus, preservação do património, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos dentre outros, uma vez que a formação do profissional de História se fundamenta no exercício da pesquisa em todos os âmbitos.
Em outras palavras, não é possível desvincular a pesquisa da atividade docente, pois esta última exige a pesquisa sistemática em sua atuação cotidiana, como também se constitui em campo específico de investigação: a do ensino de História. Competências e Habilidades do graduado em História:
- Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;
- Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
- Conhecer as interpretações propostas pelas principais escolas historiográficas, de modo a distinguir diferentes narrativas, metodologias e teorias;
- Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento, sendo capaz de demarcar seus campos específicos e, sobretudo, de qualificar o que é próprio do conhecimento histórico;
- Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito académico, mas também em instituições de ensino, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do património cultural.
- Problematizar a questão documental para a produção do conhecimento histórico no campo da pesquisa e no do ensino assim como, articular atividades e políticas de atuação para a defesa e registro da memória e do património, formadores e consolidadores da cidadania.