Perfil do Egresso – GEOGRAFIA (Licenciatura)

.

CEPE/CA, Resolução nº 130/2018. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Geografia – Licenciatura, a ser implantado a partir do ano letivo de 2019. 

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2018/resolucao_130_18.pdf.

Acesso em: 18 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

O egresso do Curso de graduação em Geografia deve conhecer as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico e ser capaz de criticá-las elou aprimorá-las. A partir desse referencial teórico e prático, deve desenvolver capacidades de identificação, análise e interpretação de problemas e questões em que a Geografia possa contribuir e utilizá-las como bases para propor intervenções no espaço geográfico, considerando as relações entre sociedade e natureza. Será um profissional comprometido com a pesquisa, para que possa delinear bem os problemas e, com responsabilidade técnica e social, individualmente ou em equipes multidisciplinares, buscar soluções de que contribuam para o bem comum, em diálogo com a sociedade, visando a preservação e a conservação ambientais para gerações futuras e a defesa de uma escola democrática.

Saberes do egresso do Curso de Geografia nas habilitações Licenciatura e Bacharelado: 

  • Dominar técnicas e linguagens relativas à aplicação de conhecimentos geográficos.
  • Propor, elaborar e desenvolver projetos de naturezas diversas relativas ao conhecimento geográfico;
  • Propor e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica,
  • Identificar e discutir as diferentes escalas em Geografia;
  • Conhecer e aplicar a diversidade de formas de representação cartográfica (mapas, gráficos, tabelas etc.) e utilizar recursos das geotecnologias, da informática e da estatística;
  • Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares e ou interdisciplinares;
  • Elaborar e aplicar Projetos de Educação Ambiental.

Perfil do Licenciado em Geografia:

  • Atuar como professor em instituições de ensino nos níveis fundamental e médio.
  • Compreender, discutir e aplicar as diferentes teorias de ensino e de aprendizagem e respectivas propostas metodológicas;
  • Analisar, discutir e interagir na gestão da escola e da educação;
  • Desenvolver ações de planejamento e avaliação do processo pedagógico;
  • Discutir a Ciência Geográfica, seu método e suas implicações na aprendizagem de seus conteúdos nas diferentes situações de ensino,
  • Analisar e elaborar material didático para o ensino de Geografia,
  • Elaborar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão em ensino de Geografia,
  • Desenvolver trabalhos integrados nas instituições de ensino com equipes multidisciplinares e ou interdisciplinares,
  • Reconhecer e valorizar o multiculturalismo/interculturalismo.