Perfil do Egresso – FILOSOFIA (Licenciatura)

CEPE/CA, Resolução nº 131/2018. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia – Licenciatura, a ser implantado a partir do ano letivo de 2019.

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2018/resolucao_131_18.pdf.

Acesso em: 18 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

O estudante concluinte do curso de Filosofia, na habilitação em Licenciatura, deverá fornecer uma contribuição ao ensino de filosofia na educação básica a partir, sobretudo, de seu comprometimento com as atividades crítica e reflexiva da filosofia e da sua capacidade de se compreender como formador de problemas e conceitos filosóficos, assim como enquanto mediador do estímulo do estudante da educação básica para o engendramento do pensar filosófico enquanto tal.

O licenciado em Filosofia deverá demonstrar sólido conhecimento tanto da história quanto dos problemas fundamentais da filosofia e, mais importante, das técnicas de análise de textos e de argumentação. Deste modo, o licenciado em Filosofia terá condições de se inserir em discussões referentes a diversas áreas do conhecimento, bem como a diferentes espectros da realidade, auxiliando a construção de explicações e de mecanismos explicativos e o estímulo à capacidade de propor problemas e formar conceitos filosóficos.

O licenciado será capaz, considerando sua formação, de transmitir a seus estudantes formulações bastante precisas de problemas filosóficos e mesmo de problemas que se apresentam à realidade. Terá a habilidade, ademais, de estimular nos seus estudantes a capacidade de formular pensamentos especificamente filosóficos, a partir do entendimento e exercício do que seja a atividade investigativa de pesquisa e produção filosófica.

Por fim, tendo por pressuposto o respeito aos direitos humanos e à diversidade, o licenciado no Curso de Filosofia da UEL se compreenderá como um produtor de conteúdos e atividades que materializem a integração entre os eixos teórico e prático do curso.