Perfil do Egresso – FARMÁCIA (Bacharelado)

.

CEPE/CA, Resolução nº 004/2022. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Farmácia, a ser implantado a partir do ano letivo de 2022. 

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2022/resolucao_04_22.pdf.

Acesso em: 17 outubro 2022;

O perfil do Farmacêutico egresso do curso de graduação em Farmácia da UEL, profissional da área de Saúde, segue os preceitos das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (Resolução nº 6, de 19 de outubro de 2017). É um profissional capacitado para o exercício de atividades referentes aos fármacos, medicamentos, assistência farmacêutica, análises clínicas e toxicológicas, cosméticos e alimentos para a promoção do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. Tem uma formação crítica, reflexiva, humanista e generalista, alicerçada por princípios éticos e científicos, que o capacita para o trabalho nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, por meio de ações de prevenção de doenças, de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como para o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de serviços e de produtos para a saúde. Sua capacitação profissional está embasada no desenvolvimento de conhecimentos, competências, habilidades e atitudes para atuar com compreensão da realidade social, cultural, ambiental e econômica seu meio, e é pautada em uma concepção de referência nacional e internacional. E um profissional com amplo conhecimento científico, capacitação técnica e habilidades para definição, promoção e aplicação de políticas de saúde, atuando como partícipe de equipe multiprofissional em todos os níveis de atenção à saúde, respeitando a legislação vigente, os princípios éticos da profissão, à diversidade, à solidariedade, à liberdade, à justiça e à democracia. Sua atuação se fará por meio do exercício do pensamento crítico e juízo profissional; do gerenciamento; da análise de dados; da tomada de decisões e resolução de problemas; da comunicação; da construção do conhecimento e desenvolvimento profissional e da interação social. Deverá compreender as diferentes concepções do processo saúde-doença, os princípios psicossociais e éticos das relações humanas e os fundamentos dos métodos científicos, atuando na transformação de realidades em benefício da sociedade, com a consequente melhoria da qualidade de vida da população no mundo contemporâneo que está sempre em mudança.