Perfil do Egresso – ENFERMAGEM (Bacharelado)

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CEPE, Resolução nº 0256/2009. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem, a ser implantado a partir do ano letivo de 2010. 

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2009/resolucao_256_09.pdf.

Acesso em: 17 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE 

Frente ao processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e da instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem (2001), identifica-se que a formação do enfermeiro deve atender às necessidades sociais de saúde do indivíduo, família e comunidade nos diferentes níveis de atenção, visando a promoção, proteção e recuperação da saúde com qualidade e resolutividade de forma integral e equânime. Deve ainda buscar uma formação generalista, ética, humanista, crítica e reflexiva, voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades gerais abrangendo a atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, trabalho em equipe, liderança, administração / gerenciamento e a educação permanente. Nesta perspectiva, o Curso de enfermagem da UEL tem como objetivo desenvolver as seguintes competências e habilidades:

  • respeitar os princípios éticos e legais da profissão, valorizando o ser humano em sua totalidade e o exercício da cidadania;
  • refletir criticamente sobre o processo de trabalho em Enfermagem e em Saúde, considerando seus determinantes éticos, políticos, económicos, culturais e sociais, reconhecendo-se como agente desse processo;
  • reconhecer os problemas de saúde mais prevalentes na sua região, intervindo através da ação de cuidados individuais e coletivos planejados estrategicamente, abrangendo ações de promoção, proteção e recuperação à saúde e alívio do sofrimento na terminalidade;
  • desenvolver ação de cuidado em todas as fases evolutivas do ser humano, considerando suas diferentes expressões sociais, culturais, económicas e políticas, com habilidades técnico-científicas, comunicacionais, éticas e humanísticas;
  • gerenciar o processo de trabalho em enfermagem em todos os âmbitos de atuação profissional, com ênfase na atenção básica e em unidades de internação hospitalar;
  • assumir o compromisso ético, humanístico, social e técnico-científico com o trabalho multiprofissional em saúde; reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de Enfermagem;
  • exercer função integrativa na comunidade, no serviço e na equipe de saúde e de Enfermagem;
  • planejar, implementar e avaliar ações de educação em saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e seus valores socioculturais;
  • planejar, implementar e avaliar ações de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde; desenvolver pesquisas elou outras formas de produção de conhecimento.