Perfil do Egresso – DESIGN DE MODA (Bacharelado)

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CEPE, Resolução nº 0248/2009. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Design de Moda, a ser implantado a partir do ano letivo de 2010. 

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2009/resolucao_248_09.pdf.

Acesso em: 17 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

As competências contempladas no PPC deste Curso de Graduação foram definidas a partir das exigências do campo de trabalho e dos componentes éticos, políticos, estéticos e científicos do entorno social, sendo assim, as competências básicas do designer de moda podem ser caracterizadas da seguinte maneira:

  • Técnicas: habilidades de utilização de tecnologias, materiais e processos;
  • Científicas: utilização do método científico na pesquisa, envolvendo o levantamento de dados bibliográficos e de campo, assim como a busca constante pelo desenvolvimento intelectual;
  • Artísticas: desenvolvimento de conceituação e expressão, linguagem visual, processo criativo;
  • Éticas e políticas desenvolvimento da cidadania, da adequada postura profissional, do conhecimento dos deveres, direitos e da responsabilidade social e ambiental.

O curso de graduação que forma o bacharel em Design de Moda, portanto, objetiva formar o profissional crítico, ético, autônomo que, integrando a teoria e prática:

  • transforma a realidade e a cultura material de modo competente;
  • desenvolve projetos de produtos e de coleções de moda;
  • propõe soluções eficazes e inovadoras integrando funções práticas e estético simbólicas;
  • gerencia a criatividade considerando o equilíbrio entre as variáveis estéticas e as variáveis económicas e de mercado, respeitando os traços culturais da sociedade e outras manifestações regionais;
  • aplica visão sistémica nos projetos, manifestando capacidade de síntese para conceituá-los a partir da combinação adequada de diversos componentes materiais e imateriais, processos de fabricação, aspectos económicos, psicológicos e sociológicos do produto;
  • interage com especialistas de outras áreas de modo a utilizar conhecimentos diversos e atuar em equipes interdisciplinares na elaboração e execução de pesquisas e projetos;
  • concebe produtos de moda com visão histórica e prospectiva, centrada nos aspectos socioeconômicos e culturais, revelando consciência das implicações económicas, sociais, antropológicas, ambientais, estéticas e éticas de sua atividade; percebe os sinais do novo, interpreta as tendências e antecipa a evolução do gosto;
  • domina as diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto, a saber: definição de objetivos, coleta e tratamento de dados, geração e avaliação de alternativas, configuração de solução e comunicação de resultados; expressa com linguagem própria conceitos e soluções em seus projetos, de acordo com as diversas técnicas de expressão e reprodução visual;
  • conhece o setor produtivo – materiais, processos produtivos e tecnologias – para viabilizar a confecção dos produtos de moda. 

MERCADO DE TRABALHO

O Designer de Moda pode atuar:

  • em indústrias de confecção do vestuário dos diferentes segmentos do setor;   
  • em detalhamentos de design, criação e desenvolvimento de produtos; em escritórios de design de moda e estilismo; em coordenação de moda e estilo do varejo;  em consultoria;  como prestador de serviço autônomo;  como empreendedor do próprio negócio.