Perfil do Egresso – CIÊNCIAS SOCIAIS (Licenciatura)

.

CEPE/CA, Resolução nº 128/2018. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura, a ser implantado a partir do ano letivo de 2019.

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2018/resolucao_128_18.pdf.

Acesso em: 17 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

  • O Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura propõe a formação de um profissional com o seguinte perfil:
  • capacidade de operar com teorias, conceitos e métodos próprios das Ciências Sociais, utilizando seus conhecimentos para melhor compreensão de seu contexto social e aprimoramento de sua prática profissional; 
  • habilidades didático-pedagógicas e domínio dos conteúdos básicos para o exercício do Magistério – Ensino da Sociologia no Ensino Médio;
  • capacidade de pesquisa e reflexão crítica sobre a realidade social que o habilitem para a mediação/intervenção em processos sociais, culturais, políticos e pedagógicos;
  • capacidade de operar novos recursos informacionais como meios de enriquecimento intelectual e didático, propiciando ambientes e situações educativas mais adequadas e promissoras à formação dos estudantes do Ensino Médio;
  • cidadania ativa e compromisso com a justiça, a diversidade e a inclusão, contribuindo para que os estudantes fortaleçam a compreensão de que são sujeitos sociais e, portanto, capazes de atuação consciente para o delineamento do curso de suas vidas, tanto individual quanto coletivamente;
  • abertura para o aprendizado de outras habilidades necessárias à formação do professor pesquisador.
  • autónomo e crítico na análise dos fenômenos sociais;
  • comprometido com o enfrentamento das diversas formas de discriminação e desigualdade;
  • atento às relações de alteridade e de poder presentes nas culturas, instituições e sociabilidades de diferentes grupos;
  • criativo no desenvolvimento de ações pedagógicas e atividades docentes;
  • sensível à realidade social dos estudantes e às especificidades do contexto escolar;
  • comprometido com a investigação sobre processos educacionais, a escola e seu entorno.