Perfil do Egresso – CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Bacharelado)

CEPE/CA, Resolução nº 131/2017. Reformula o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis, a ser implantado a partir do ano letivo de 2018.

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2017/resolucao_131_17.pdf.

Acesso em: 17 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

Quanto ao perfil desejado do formando do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina, destaca-se que, muito embora o S 20 , do Artigo 20 da Resolução n o 10, de 16 de dezembro de 2004, norma que estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis, admita “Linhas de Formação Específicas” nas diversas áreas da Contabilidade, para melhor atender às demandas institucionais e sociais, este curso opta pela formação generalista e diversificada do estudante no que se refere à profissão de Contador. Entretanto, embora não se explicite no projeto pedagógico linha de formação específica, o curso busca formar um profissional voltado a atender as demandas da sociedade contemporânea, -portanto com postura adaptável à dinâmica das organizações, ou seja, um profissional apto à adaptabilidade. O potencial desse profissional fica cada dia mais evidente, principalmente pela crescente necessidade de planejamento das organizações face à nova realidade de acirrada competição global.

Assim, pelo exposto, fica evidente que a formação do futuro profissional seja inter e multidisciplinar, de modo a provê-lo, além das atividades rotineiras que objetivam o atendimento das obrigações decorrentes do aparato normativo, com instrumentos de cunho gerencial, e não apenas operacional, como mero gerador de informações, mas como parte integrante do processo da gestão das organizações, ou seja, participando de forma proativa dos seus processos decisórios, respondendo pelos sistemas de informações econômico-financeiras, tanto operacionais quanto estratégicas.

As atuais Diretrizes Curriculares Nacionais sinalizam para que algumas dimensões da formação acadêmica do contador sejam enfatizadas, em especial a utilização adequada das informações contábeis que privilegiem o desenvolvimento das organizações, reconheçam a transitoriedade dos conhecimentos, preservem a ética, a criticidade, a autonomia, a inclusão social e econômica. Assim, em atendimento a este novo perfil traçado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e considerando as tendências nacionais e internacionais da profissão de contador, o perfil desejado do formando do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina pode ser assim delineado, em termos de competências e habilidades:

• Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das ciências contábeis;
  • Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
  • Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;  Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
  • Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
  • Exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;   Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;
  • Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.