Perfil do Egresso – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Licenciatura)

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CEPE/CA, Resolução nº 123/2014. Reformula o Projeto Pedagógico do curso de Ciências Biológicas – Habilitação: Licenciatura, a vigorar a partir do ano letivo de 2015. Disponível em: http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2014/resolucao_123_14.pdf. Acesso em: 17 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

PERFIL ACADÉMICO E PROFISSIONAL ALMEJADO

O Licenciado em Ciências Biológicas deverá:

  • Estar preparado para promover o desenvolvimento dos estudantes mediante situações de aprendizagem que possibilitem a compreensão do universo físico, social e moral, viabilizando o acesso aos saberes socialmente construídos, o desenvolvimento do pensamento crítico, autônomo e criativo, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e ativos;
  • Ser um educador, corresponsável pelo aperfeiçoamento do processo educativo e crítico dos processos históricos da evolução da educação e principalmente das políticas educacionais ora vigentes nos âmbitos estadual e federal;
  • Implementar a prática e a reflexão científica na vida escolar e social dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, incentivando projetos curriculares voltados para a temática científico-tecnológica da área de Ciências e Biologia. 

O Licenciado deverá estar capacitado ao exercício do trabalho do profissional de Ciências Biológicas em todas as suas dimensões, o que se supõe pleno domínio da natureza do conhecimento biológico e deverá ser:

  • Generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade, detentor de adequada fundamentação teórica, Como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
  • Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tantos nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca da melhoria da qualidade de vida;
  • Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais;
  • Consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
  • Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
  • Preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.