Perfil do Egresso – BIBLIOTECONOMIA (Licenciatura)
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CEPE/CA, Resolução nº 053/2013. Reformula o Projeto Pedagógico do curso de Biblioteconomia, a vigorar a partir do ano letivo de 2014.
Disponível em: http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2013/resolucao_53_13.pdf.
Acesso em: 14 outubro 2022;
PERFIL DO CONCLUINTE
COMPETÊNCIAS
Comunicação e Expressão:
- desenvolver a comunicação verbal e escrita;
- estimular capacidade criativa para a comunicação e expressão verbal e escrita;
- desenvolver a capacidade de compreensão de múltiplas leituras;
Técnico-Científicas:
- conhecer e desenvolver linguagens e metalinguagens;
- mediar, distribuir, disseminar e transferir dados, informação e conhecimento;
- elaborar produtos e serviços informacionais;
- reunir, armazenar e desenvolver acervos;
- preservar e restaurar acervos;
- organizar o conhecimento;
- conhecer, utilizar e elaborar redes, fontes e recursos de informação;
- conhecer e utilizar Tecnologias de Informação e de Comunicação visando às atividades, produtos e serviços da área;
- assessorar a elaboração de normas para a área de Ciência da Informação;
- reconhecer as atividades de cooperação, compartilhamento e consórcio como fatores relevantes para o acesso à informação e ao conhecimento.
Gerenciais:
- gerenciar instituições, serviços e sistemas de informação;
- desenvolver a capacidade de liderança;
- atuar de forma integrada e estabelecer relações interpessoais com o público interno e externo das organizações sociais e empresariais;
- conhecer e utilizar os recursos de marketing para a promoção dos produtos e serviços de informação;
- ser capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares;
- ser capaz de adaptar-se às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas;
- desenvolver visão holística para atuar em organizações sociais e empresariais;
- planejar administrativa e financeiramente as atividades inerentes a sua prática profissional;
- realizar atividades profissionais autônomas (orientar, dirigir, assessorar, prestar consultoria, realizar perícias, emitir e assinar laudos técnicos e pareceres);
- Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos.
Sociais e Políticas:
- compreender as raízes, formas e manifestações da sociedade;
- acompanhar e debater políticas de informação governamentais (locais/nacionais);
- ter atitude crítica a respeito da resolução de problemas e questões de informação (locais/nacionais);
- identificar e criar demandas sociais de informação e conhecimento;
- contribuir para a definição, consolidação e desenvolvimento do mercado de trabalho;
- incentivar atitude aberta e interativa com os diversos atores sociais, políticos, empresários, educadores, trabalhadores e profissionais de outras áreas, instituições e cidadãos em geral;
- ter consciência da sua responsabilidade social, como profissional e cidadão.
HABILIDADES
- senso crítico;
- sensibilidade;
- precisão;
- reflexão;
- flexibilidade;
- proatividade;
- criatividade;
- espírito empreendedor;
- curiosidade intelectual e postura investigativa;
- espírito associativo;
- liderança;
- postura ética;
- caráter humanitário.