Perfil do Egresso – ARTES CÊNICAS (Bacharelado)

.

CEPE, Resolução nº 24/2005. Reformular o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Artes Cênicas – Habilitação: interpretação Teatral, a ser implantado, a partir do ano letivo de 2005.

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/pp/documentos/artes_cenicas.pdf.

Acesso em: 14 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

O bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação Teatral, primeiramente, estará habilidade a desenvolver-se como ator de teatro ou para atuar em manifestações cênico-teatrais calcadas numa relação com públicos. O concluinte estará apto a realizar trabalhos de atuação também como ator em televisão, cinema ou publicidade. A formação acadêmica o habilitará a trabalhar como professor/pesquisador em instituições de ensino superior, assim como para atuar como agente cultural, proponente ou coordenador de diferentes modalidades de ensino, na iniciação teatral de crianças, jovens ou adultos.

Este bacharel deve ser capaz de aliar teorias e práticas teatrais, integrando elencos ou propondo novas produções e produtos artísticos.Deve possuir marcada curiosidade intelectual e constante interesse em ampliar e atualizar seus conhecimentos no campo das artes cênicas e territórios da cultura artística adjacentes a este fenômeno social. É necessário que esteja preparado para produzir conhecimento relativo ao teatro na área de atuação específica por ele escolhida, podendo exercitar diversos gêneros, estilos e linguagens que completam o fenômeno teatral, e ser capaz de incorporar elementos técnicos e estéticos com autonomia. Deve possuir o domínio de técnicas psicofísicas, as quais possibilitem o exercício de variados domínios da interpretação teatral.

Este profissional deverá ser capaz de articular uma identidade própria como intérprete cênico-teatral, cujo perfil está sujeito à composição pessoal de técnicas e conceitos de/sobre o campo da interpretação artística bem como à apropriação e à transformação destes valores do conhecimento artístico.A definição técnica, estética e ideológica deste perfil baseia-se, sobretudo, no respeito ao direito e aos deveres éticos do artista cênico, marcados pela busca constante da emancipação e autonomia de um perfil pessoal de intérprete no território conceitual das artes no mundo contemporâneo.