Perfil do Egresso – ARQUIVOLOGIA (Bacharelado)
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CEPE/CA, Resolução nº 126/2013. Reformula o Projeto Pedagógico do curso de Arquivologia – Habilitação: Geral, a vigorar a partir do ano letivo de 2014.
Disponível em: http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2013/resolucao_126_13.pdf.
Acesso em: 14 outubro 2022;
PERFIL DO CONCLUINTE
O bacharel formado no cruso de graduação em Arquivologia da Universidade Estadual de Londrina deve caracterizar-se por suas competências profissionais e científicas.
Profissionalmente, deverá adquirir conhecimentos atualizados e fundamentados nas teorias, que permitam sugerir soluções para problemas novos e tradicionais da área. Deve, portanto, estar preparado para enfrentar com competência e criatividade as diversidades de sua prática profissional, primando pela ética no fazer e na disseminação de suas práticas.
No campo científico, deve ter sido estimulado para as práticas na investigação de novos saberes para a área; gerar, disseminar e propor pesquisas relacionadas às novas tendências, que contribuam para formação de conhecimento da Arquivologia. Deve estar em constante busca por atualização acadêmica, realizando uma educação continuada.
Deve ter habilidades para:
- Gerar produtos a partir dos conhecimentos adquiridos e divulgá-los;
- Formular e executar políticas institucionais;
- Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos;
- Utilizar racionalmente os recursos disponíveis;
- Desenvolver e utilizar novas tecnologias;
- Traduzir as necessidades de indivíduos, grupos e comunidades nas respectivas áreas de atuação;
- Desenvolver atividades profissionais autônomas, de modo a orientar, dirigir, assessorar, prestar consultoria, realizar perícias e emitir técnicos e pareceres;
- Responder a demandas sociais de informação produzidas pelas transformações tecnológicas que caracterizam o mundo contemporâneo;
- Criticar, investigar, propor, planejar, executar e avaliar recursos e produtos de informação;
- Assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou tecnológicos e refletir acerca do comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contextuo cultural, socioeconômico e político;
- Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo;
De uma forma mais específica, é desejado:
- Compreender o estatuto probatório dos documentos de arquivo;
- Identificar o contexto de produção de documentos no âmbito de instituições públicas e privadas;
- Planejar a elaborar instrumentos de gestão de documentos de arquivo que permitam sua organização, avaliação e utilização;
- Planejar, organizar, executar, gerenciar e avaliar serviços, unidades e sistemas de informação arquivísticos;
- Realizar operação de arranjo, descrição e difusão de acervos arquivísticos;
- Interagir e agregar valores aos processos de geração, transferência e uso da informação em todo e qualquer ambiente;
- Trabalhar com fontes de informação de qualquer natureza;
- Processar a informação registrada em diferentes tipos de suportes, mediante a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos de coleta, processamento, armazenamento e difusão da informação;
- Realizar pesquisas relativas a produtos, processamento, transferência e uso da informação.