Perfil do Egresso – AGRONOMIA (Bacharelado)

CEPE e CA, Resolução mº 186/2006. Reformula o Projeto Pedagógico do curso de Agronomia, a ser implantado a partir do ano letivo de 2007.

Disponível em: http://www.uel.br/prograd/pp/documentos/agronomia.pdf.

Acesso em: 14 outubro 2022;

PERFIL DO CONCLUINTE

No seu artigo 5º, as diretrizes curriculares do curso de Agronomia preveem como perfil do profissional:

• Sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologia;
  • Capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
  • Compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente; e
  • Capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.

Para a obtenção destas características não se pode prescindir de um ambiente dinâmico no qual a participação dos alunos não se resuma apenas a mero espectadores do processo de aprendizagem. É comum ouvirmos as críticas dos professores de que a única forma que os alunos utilizam para seu aprendizado é a cópia do caderno do colega que faz anotações. Cabe ao colegiado do curso como coordenador do PP, promover as discussões para buscar aperfeiçoar as metodologias didáticas, promovendo cada vez mais a autonomia na busca das informações, reflexão sobre sua natureza e a utilização racional dessas informações. Sendo assim, deve ser uma prioridade durante o curso, que o aluno desenvolva projetos nas várias áreas que compõem o curso. Se foi proposto no PP Institucional que o futuro profissional seja um elemento capaz de transformar uma realidade, o exercício dessa prática deve começar durante a realização do curso superior.