Planejamento e Comunicação do Processo de Elaboração do PDI UEL 2024-2028

O desafio de elaboração deste plano de comunicação do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual de Londrina, com vigência entre 2024 (inclusive) e 2028 (inclusive), esteve em suas dimensões físicas, na amplitude dos serviços ofertados à comunidade, no alcance de suas contribuições nas frentes de ensino, pesquisa e extensão e, principalmente, em sua incontestável reputação. Diferentemente de um plano para uma organização ou para uma empresa, um plano de comunicação para uma instituição com o porte da UEL constitui um documento que deve respeitar e corresponder às expectativas e necessidades heterogêneas de atores sociais que comungam de um genuíno interesse pela universidade. Para tanto, foi fundamental assegurar que este Plano de Comunicação do Processo de Elaboração do PDI UEL 2024-2028 dialogasse contextualmente para evidenciar e possibilitar maiores atuações da universidade em termos de inserção social, desenvolvimento regional e bem estar coletivo. Trata-se, portanto, de um plano estratégico alicerçado no propósito de informar, destacar e consolidar a relevância da instituição para seu entorno.

Este Plano de Comunicação do Processo de Elaboração do PDI UEL 2024-2028 foi construído a partir da consideração das vozes de muitos interlocutores que mantêm uma relação intensa e participativa com a instituição. É possível afirmar, então, que este plano de comunicação é consequência de uma construção coletiva de saberes. O conteúdo deste documento pretende direcionar as ações de comunicação da UEL, no que tange ao PDI 2024-2028, mais especificamente no período de elaboração deste documento. É importante ressaltar que em todo o percurso de construção do PDI, a missão a visão e os valores da UEL foram observados, considerados e respeitados. A atenção a esta preocupação é justificada pelo compromisso que a UEL possui com a comunidade interna e externa.

O Plano de Comunicação do Processo de Elaboração do PDI UEL 2024-2028 não poderia propor um padrão estático, uma vez que a UEL possui e obedece a dinâmicas que exigem uma capacidade de rápida adequação a demandas vindas de fontes diversas, tais como a sociedade civil, Ministério da Educação, Governo do Estado do Paraná, fontes de financiamento, CAPES, CNPq, dentre outros. Com o intuito de respeitar a natureza, os serviços e os propósitos da instituição, optou-se por organizar este plano de comunicação com ações de comunicação interdependentes que pudessem ser executadas separadamente, sem prejuízo ao plano, como um todo, e em conformidade com os momentos estratégicos e com os recursos institucionais para a elaboração do PDI.

Dois blocos estratégicos compõem este Plano de Comunicação do Processo de Elaboração do PDI UEL 2024-2028: um voltado para a comunicação interna e outro voltado para a comunicação externa. Esta organização permitiu que os objetivos e as atividades inerentes ao que propõe este documento fossem descritas com maiores detalhes. Em todo o processo comunicativo houve o interesse de consolidar e fortalecer a real percepção da UEL como uma instituição que se preocupa e que é comprometida com o seu desenvolvimento, bem como que mantém e aprimora um relacionamento coeso e estrategicamente direcionado às comunidades interna e externa.

Este plano de comunicação, cuja elaboração atendeu às atividades preparatórias do PDI UEL 2024-2028, foi desenvolvido com o objetivo de direcionar as comunicações emitidas em nome da Universidade Estadual de Londrina sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional, durante o período de construção deste documento. Por consequência, como propósito intrínseco ao direcionamento estabelecido, buscou-se o fortalecimento do conteúdo das comunicações internas entre os membros da comunidade universitária e das comunicações externas com base nos Eixos Temáticos componentes do PDI UEL 2024-2028. Os objetivos apresentados possibilitaram definir os resultados esperados deste plano de comunicação, os quais estão destacados em sequência:

  • Fortalecimento da UEL enquanto instituição que é comprometida com o desenvolvimento e aprimoramento de sua imagem, reputação e finalidade.
  • Consolidação da UEL enquanto instituição que investe na construção e na manutenção de um relacionamento harmônico e estrategicamente direcionado às comunidades interna e externa.
  • Apresentação do PDI UEL 2024-2028 como um possível padrão de referência para as instituições de ensino superior mantidas pelo Poder Público Estadual e Municipal do Estado do Paraná.
  • Reconhecimento do PDI UEL 2024-2028 como pauta institucional demarcatória para a proposição, acompanhamento e revisão de políticas de ensino, pesquisa e extensão.

O interesse de alcançar estes resultados foi o balizador para decisões relativas aos públicos, às estratégias e às ações contempladas neste plano de comunicação.

A UEL é uma instituição de ensino superior pública, razão pela qual possui particularidades que justificam o contínuo incentivo da administração superior direcionado aos membros da comunidade universitária a participarem das decisões colegiadas características da gestão da universidade. Comunicar-se com este público, portanto, é uma das estratégias necessárias para tal envolvimento, o qual, por sua vez, depende de aspectos informativos que devem ser cuidadosamente administrados para evitar enviesamentos nas devolutivas de engajamento e de mobilização interna. A elaboração de um PDI é um projeto pertencente a esta rotina de comunicação e por isso demanda ações de interação que cativem uma pluralidade de engajados, tanto na comunidade interna quanto na comunidade externa.

Para a definição das estratégias e dos canais que foram utilizados nas práticas de comunicação interna sobre o PDI UEL 2024-2028 foram enumerados alguns pontos de atenção e elencados alguns aspectos da natureza institucional da UEL.

A comunicação interna sobre a elaboração do PDI UEL 2024-2028 teve como principal objetivo manter a comunidade universitária informada, envolvida e engajada com o processo de desenvolvimento deste documento. A comunicação constante e efetiva sobre este tema entre os membros da comunidade universitária propiciou a manutenção de diálogos, intercâmbios e atividades correlatas, além de ter sido fundamental para fortalecer o PDI como uma causa relevante para a agenda institucional. Para alcançar os propósitos referentes às práticas de comunicação interna sobre o PDI UEL 2024-2028, foram observados os seguintes pontos de atenção:

  • sensibilizar os membros da comunidade universitária com uma impressão positiva da comunicação interna sobre o PDI;
  • aplicar diferentes ferramentas de comunicação para estimular uma troca constante e informativa sobre o PDI entre os membros da comunidade universitária;
  • assegurar que todos os grupos integrantes da comunidade universitária sejam alcançados pelas atividades de comunicação interna sobre o PDI;
  • garantir, por meio das práticas de comunicação interna sobre o PDI, que a comunidade universitária seja receptiva a um debate plural e à diversidade de opiniões;
  • promover, junto à comunidade universitária, ampla divulgação de eventos, projetos, atividades e resultados pertinentes ao PDI;
  • desenvolver, junto à comunidade universitária, uma cultura de atenção e reconhecimento à importância do PDI; e,
  • oferecer para a comunidade universitária oportunidades de trocas de experiências e de parcerias para projetos amparados pelo escopo do PDI.

Após elencar os pontos de atenção necessários de serem observados durante o processo de elaboração do PDI UEL 2024-2028, foram evidenciados alguns aspectos sobre a natureza institucional da universidade, os quais são ressaltados em sequência:

  • é uma instituição dinâmica;
  • recebe novos membros em sua comunidade interna periodicamente;
  • deve ser ágil em sua comunicação interna e externa;
  • atualiza constantemente os membros da comunidade universitária;
  • oferece fácil acesso às informações institucionais;
  • favorece o intercâmbio de informações; e,
  • fomenta parcerias.

Além dos pontos de atenção apresentados e das particularidades da natureza institucional da UEL, para a definição das estratégias e dos canais utilizados em favor da divulgação do PDI UEL 2024-2028, foram consideradas algumas observações sobre as interfaces, a familiaridade dos usuários e a facilidade de acesso às comunicações internas a este respeito, tais como: 

  • as funções e os formatos das estratégias e das ferramentas de comunicação devem estar alinhados entre si; 
  • os membros da comunidade universitária devem estar familiarizados com os ambientes de comunicação; 
  • as estratégias e os canais de comunicação aplicados para o PDI UEL 2024-2028 devem complementar e aprimorar o processo comunicacional da universidade; e,
  • a comunicação interna dedicada ao PDI UEL 2024-2028 deve ser organizada com a utilização de métodos que viabilizem a fácil sistematização dos debates que possam ser realizados durante a elaboração do documento, oportunizando boas práticas de manutenção de registros das discussões, de estruturação de informações para novos entrantes à comunidade universitária e de composição de argumentos relacionados ao PDI que pudessem fundamentar eventuais manifestações e/ou reações públicas ao seu processo de elaboração.

Os pontos de atenção, as particularidades da natureza institucional da UEL e as observações anteriormente destacadas viabilizaram a definição de uma estratégia de comunicação interna do PDI UEL 2024-2028 composta pelas ferramentas destacadas em sequência, juntamente com a indicação de seus objetivos, responsáveis e periodicidade de utilização.

  • Ferramenta 1: BLOG TEMÁTICO DO PDI UEL 2024-2028
  • Objetivo: Oferecer à comunidade interna a oportunidade de compartilhar tópicos interessantes sobre o PDI, tais como: experiências anteriores que possam contribuir para alguma meta ou ação prevista pelo documento; ideias e interesses com potencial para serem revertidos em propostas para a próxima etapa de avaliação do PDI; dúvidas e questionamentos que permitam reflexões sobre a condução do PDI, bem como a possibilidade de implementar mudanças e adequações ao planejamento em execução.
  • Observações:
    • Eleger um anfitrião do blog como responsável pelo incentivo à participação e à interação da comunidade universitária e pela sistematização dos conteúdos debatidos.
    • Criar e publicizar regras claras o uso dessa ferramenta que envolvam padronização nas mensagens, regras de etiqueta e efetividade da comunicação.
    • Definir o tipo de informação a ser compartilhada (exemplo: explicar que mensagens de congratulação, de cunho pessoal e não relacionadas ao PDI serão desconsideradas pelo moderador).
    • Estabelecer um fluxo específico de comunicação que otimize a distribuição e a multiplicação de informações por mensagens que divulguem estrategicamente o PDI para a comunidade universitária.
    • Registrar como os diferentes grupos que compõem a comunidade universitária se posicionam em determinados temas com vistas à produção de materiais editoriais com conteúdos informativos sobre o PDI.
  • Veiculação da Comunicação: Domínio vinculado ao site do PDI UEL 2024-2028
  • Responsável: PROPLAN/DAII
  • Periodicidade de Ativação: Semanal
  • Periodicidade de Moderação: Diária

  • Ferramenta 2: CLIPPING PDI UEL 2024-2028
  • Objetivo: Informar constantemente os membros da comunidade universitária sobre o que é divulgado nos mais diversos veículos de comunicação sobre a temática PDI.
  • Observações:
    • Criar uma identidade visual específica.
    • Criar uma rotina de envio específica adequada ao momento atual da instituição em termos de recursos humanos e orçamento.
    • Garantir que o Clipping seja autêntico, evitando confusões tanto com o informativo mensal quanto com os e-mails cotidianamente enviados pela instituição (listas).
  • Veiculação da Comunicação: Lista de Docentes, Lista de Funcionários, Lista de Alunos
  • Responsável: PROPLAN/DAII
  • Periodicidade de Ativação: Diária
  • Periodicidade de Moderação: Diária

  • Ferramenta 3: INFORMATIVO MENSAL PDI UEL 2024-2028
  • Objetivo: Divulgar exclusivamente notícias sobre o PDI UEL 2024-2028, especialmente sobre as ações e os projetos desenvolvidos pela equipe de execução.
  • Observações:
    • Priorizar o uso de linguagem objetiva, direta e amigável.
    • Desenvolver um layout próprio.
    • Evitar a replicação de conteúdos já divulgados por outras ferramentas.
  • Veiculação da Comunicação: Lista de Docentes, Lista de Funcionários, Lista de Alunos, Boletim Notícias (COM)
  • Responsável: Parceria COM e PROPLAN/DAII
  • Periodicidade de Ativação: Mensal
  • Periodicidade de Moderação: Semanal

  • Ferramenta 4: ENCONTROS VIRTUAIS SOBRE O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PDI UEL 2024-2028
  • Objetivo: Promover interações, reuniões, palestras, oficinas e conferências sobre o PDI UEL 2024-2028.
  • Observações:
    • Assegurar que o encontro virtual contemple tema útil para a comunidade universitária.
    • Garantir oferta de certificado de horas para os participantes.
    • Utilizar este espaço para informar exclusivamente sobre o PDI UEL 2024-2028.
  • Veiculação da Comunicação: Plataformas Virtuais de Interação (prioritariamente Google Meet)
  • Responsável: PROPLAN/DAII
  • Periodicidade de Ativação: Trimestral
  • Periodicidade de Moderação: Mensal

  • Ferramenta 5: KIT DIGITAL PDI UEL 2024-2028
  • Objetivo: Disponibilizar, digitalmente, um material completo sobre todas as informações direta e indiretamente relacionadas ao PDI UEL 2024-2028.
  • Observações:
    • Disponibilizar material completo sobre as frentes de atuação da UEL.
    • Apresentar o perfil dos integrantes da comunidade universitária, com a ilustração dos mapas dos grupos que as compõem.
    • Explicar e ilustrar o fluxo de informações e os processos administrativos pertinentes ao PDI UEL 2024-2028.
    • Elencar os canais de comunicação interna que podem ser contatados a respeito de temas sobre o PDI UEL 2024-2028.
    • Orientar sobre o uso da imagem representativa do PDI UEL 2024-2028 quanto: à utilização do selo pelas instancias e unidades enquanto estratégia de fortalecimento do PDI enquanto causa institucional para os diversos públicos com os quais a universidade se relaciona; estabelecer a obrigatoriedade de padronização deste material por parte das instâncias e unidades que compõem a comunidade universitária; desenvolver um manual que trate sobre o uso do selo e de sua padronização institucional em relatórios, resumos executivos, atas, cartões de visita e ofícios; orientar estrategicamente e tecnicamente a aplicação do material de divulgação do PDI UEL 2024-2028, tanto na modalidade impressa quanto na modalidade online; e, compartilhar o material do PDI UEL 2024-2028 reforçando a necessidade de sua implementação com todos os membros que participam da comunidade universitária.
  • Veiculação da Comunicação: Arquivo em pdf disponibilizado no site do PDI UEL 2024-2028
  • Responsável: PROPLAN/DAII
  • Periodicidade de Ativação: Fluxo contínuo
  • Periodicidade de Moderação: Fluxo contínuo

A comunicação externa da UEL é direcionada a diferentes públicos, sendo estes alvos pontuais ou permanentes de ações de relacionamento realizadas em conformidade com os objetivos e as metas dos contextos e períodos vivenciados pela instituição. Cada vez mais, a UEL reforça sua importância local, regional, nacional e internacional mediante desempenho diferenciado nos mais variados rankings que avaliam e classificam globalmente instituições de ensino e pesquisa. Por consequência, os potenciais alunos de graduação, de pós-graduação lato sensu, de residência, de pós-graduação stricto sensu, bem como os meios de comunicação e os tomadores de decisão, em especial os gestores públicos das diversas instâncias que influenciam no ensino, na pesquisa e na extensão, compreendem os principais públicos-alvo das comunicações externas desempenhadas em nome da UEL, nas quais incluem-se as que têm o PDI como tema central.

Aas comunicações externas que divulgaram o PDI UEL 2024-2028 concederam ampla visibilidade para o processo de elaboração deste documento, como estratégia para fortalecer o conhecimento público sobre a atuação da UEL em favor de seu desenvolvimento institucional. Vinculado a este propósito esteve o intento de promover oportunidades para que a universidade adquirisse maior espaço e representatividade em incidências referentes ao PDI na esfera pública. Ao tornar o processo de elaboração de um Plano de Desenvolvimento Institucional conhecido e reconhecido, nas mais plurais esferas passiveis de serem impactadas pelas metas e ações nele previstas, percebeu-se que a força de atuação da UEL junto à comunidade externa, no que se refere à divulgação de informações sobre o PDI, poderia ser explorada com maior intensidade.

Constatou-se que o investimento em comunicações externas relacionadas ao PDI UEL 2024-2028 repercutiria na consolidação da visibilidade da UEL como uma instituição que possui elevada capacidade de influenciar politicamente e de mobilizar socialmente causas e tópicos correlatos ao seu desenvolvimento institucional. Diante do exposto, estabeleceu-se que o principal objetivo buscado a partir das comunicações externas sobre o PDI UEL 2024-2028 esteve em reforçar a UEL como uma referência nos debates que promovem o PDI como causa de significativa importância para as instituições de ensino superior, a ponto de torna-lo prioridade para o exercício da gestão universitária. Para atender esta finalidade, foram estabelecidos alguns pontos de atenção, os quais estão descritos em sequência:

  • tornar o processo de elaboração do PDI UEL 2024-2028 conhecido e reconhecido pela sociedade;
  • evidenciar a capacidade que a UEL possui de promover e de debater pautas públicas relacionadas ao PDI; e,
  • ressaltar a relação estratégica que a UEL mantém com organizações não governamentais, empresas, associações profissionais e setoriais, fundações e instâncias do poder público como necessária e fundamental para a elaboração, gestão e execução do PDI.

A gestão das atividades necessárias para operacionalizar os objetivos inerentes às comunicações externas sobre o PDI UEL 2024-2028, e de seus respectivos resultados, demandou uma aproximação com setores com elevado potencial de multiplicação e distribuição das informações concernentes à elaboração deste documento, tal como a imprensa e outras organizações públicas e redes que atuam nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Por consequência, fez-se imprescindível firmar um relacionamento continuado com gestores públicos (desde os legisladores até os implementadores locais), gestores da iniciativa privada (desde os que definem as estratégias até os que determinam sua aplicação) e membros decisores de associações profissionais e setoriais, fundações e organizações não governamentais.

De acordo com a descrição no parágrafo anterior, foi possível reconhecer que o público estratégico para as comunicações externas centralizadas no PDI 2024-2028 é composto pelos atores sociais elencados a seguir:

  • organizações públicas e redes que atuam nas frentes do ensino, da pesquisa e da extensão;
  • gestores públicos;
  • imprensa;
  • gestores da iniciativa privada; e,
  • membros decisores de associações profissionais e setoriais, fundações e organizações não governamentais.

Além dos que foram destacados no parágrafo anterior, é fundamental ressaltar que os potenciais alunos constituíram público-alvo primordial que deveria ser alcançado e cativado pelas ações estratégicas de comunicação externa empreendidas pela universidade em favor do PDI UEL 2024-2028. Outros públicos também foram contemplados como foco das atividades de mobilização, sensibilização e engajamento a respeito do PDI UEL 2024-2028, tais como os profissionais que trabalham diretamente com o ensino, a pesquisa e a extensão, acadêmicos, especialistas e universitários. A diferença entre estes públicos e os demais que foram destacados esteve na prioridade e na periodicidade com as quais deveriam ser comunicados:

  • os potenciais alunos, a imprensa, as organizações públicas e redes que atuam nas frentes de ensino da pesquisa e da extensão, os gestores públicos, os gestores da iniciativa privada e os membros decisores de associações profissionais e setoriais, fundações e organizações não governamentais compreenderam o alvo permanente das comunicações externas voltadas para o PDI UEL 2024-2028; e,
  • os profissionais que trabalham diretamente com o ensino, a pesquisa e a extensão, acadêmicos, especialistas e universitários reuniram os grupos sociais que foram o foco de comunicações pontuais e não permanentes.

Face ao desafio de consolidar a UEL, junto ao público estratégico dimensionado, como entidade que promove o PDI enquanto causa institucional e como uma referência nos debates e discussões sobre este tópico, foram apresentadas duas linhas de ação estratégica de comunicação externa:

  • abordar o PDI UEL 2024-2028 transversalmente nas estratégias de comunicação externa executadas pela universidade; e,
  • desenvolver uma estratégia de relacionamento voltada para o público estratégico externo que tratasse especificamente sobre o PDI UEL 2024-2028.

Para tanto foram combinadas algumas ferramentas de comunicação, as quais estão detalhadas a seguir, com seus respectivos objetivos, atividades, veículos de comunicação e responsáveis:

  • Ferramenta 1: RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA
  • Objetivo: Manter um relacionamento ativo e permanente com a imprensa. A manutenção de um programa de relacionamento com a mídia é imprescindível para que a UEL seja reconhecida como fonte de informação e torne-se referência para jornalistas em questões relacionadas ao PDI.
  • Atividades:
    • Mapear os porta-vozes institucionais e temáticos para atender a imprensa em demandas pertinentes ao PDI UEL 2024-2028.
    • Desenvolver um programa de media training para capacitar e orientar os líderes que serão eleitos como porta-vozes.
    • Preparar um banco de Key Messages e posicionamentos sobre os assuntos mais abordados pela mídia a respeito do PDI, em geral, bem como sobre temas-chave e principais tópicos vinculados ao PDI UEL 2024-2028.
    • Orientar manifestações públicas dos porta-vozes sobre o PDI UEL 2024-2028 para garantir agilidade no atendimento à imprensa.
    • Agendar inserções estratégicas na mídia televisiva para que a Reitora, o Vice-Reitor e os Pró-Reitores possam dar ampla divulgação ao PDI UEL 2024-2028.
  • Veículos de Comunicação: Emissoras de TV, emissoras de rádio, podcasts, videocasts e afins
  • Responsável: Parceria entre Reitoria, COM e PROPLAN/DAII

  • Ferramenta 2: CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO
  • Objetivo: Realizar campanhas de sensibilização e mobilização para apresentar o processo de elaboração do PDI 2024-2028 para a população em geral, com uma linguagem simples e objetiva.
  • Atividades:
    • Integrar informação e engajamento nas campanhas sobre o PDI UEL 2024-2028.
    • Divulgar como a comunidade externa é parte importante para a elaboração do PDI UEL 2024-2028.
    • Explicar como a comunidade externa pode contribuir para a elaboração PDI UEL 2024-2028.
  • Veículos de Comunicação: Mídias sociais
  • Responsável: Parceria entre Reitoria, COM e PROPLAN/DAII

  • Ferramenta 3: APOIO À ARTICULAÇÃO E ADVOCACY
  • Objetivo: Fomentar e promover interações com diversos atores sociais, pelas quais seja possível apresentar o processo de elaboração do PDI UEL 2023-2027.
  • Atividades:
    • Criar materiais sobre o PDI UEL 2024-2028 especializado para estes públicos.
    • Organizar workshops e eventos de caráter mais técnico sobre o PDI UEL 2024-2028 para capacitação e sensibilização destes públicos (setor público, setor privado, terceiro setor, fundações, associações e afins).
    • Apresentação do PDI UEL 2024-2028 na Câmara Municipal de Londrina.
    • Apresentação do PDI UEL 2024-2028 na Assembleia Legislativa do Paraná.
  • Veículos de Comunicação: Público estratégico externo
  • Responsável: Parceria entre Reitoria, COM e PROPLAN/DAII

  • Ferramenta 4: SITE DO PDI UEL 2024-2028
  • Objetivo: Criar um espaço online que expresse, com plenitude e por meio de informações exclusivamente relacionadas ao PDI, a relevância da UEL para a comunidade externa a partir de publicações e divulgações sobre as atividades desenvolvidas nas mais variadas frentes em que atua.
  • Atividades:
    • Explorar o site do PDI UEL 2024-2028 como uma ferramenta eficaz para a comunicação externa das atividades inseridas no escopo desse projeto.
    • Apresentar um ambiente de navegação interativo e estruturado com conteúdo organizado e layout moderno.
    • Empreender práticas de publicações e atualizações que resultem no aumento de visitação do site, de maneira a torna-lo uma referência de informações sobre o PDI UEL 2024-2028.
    • Atentar aos seguintes aspectos técnicos: responsividade, sistema de tags, palavras-chave para indexação otimizada em buscadores e google adwords.
  • Veículos de Comunicação: Site do PDI UEL 2024-2028
  • Responsável: PROPLAN/DAII

  • Ferramenta 5: BOLETIM PDI UEL 2024-2028
  • Objetivo: Garantir que as informações relacionadas ao PDI UEL 2024-2028 cheguem aos diversos públicos externos estratégicos.
  • Atividades:
    • Manutenção de um boletim periódico.
    • Formatar uma publicação direcionada aos visitantes do site, acadêmicos, financiadores e demais stakeholders interessados no tema.
    • Focar em temas que interessam à comunidade externa, evitando replicar informações estritamente internas, as quais já serão veiculadas via informativo mensal.
    • Inserir links das redes sociais para alavancar a visitação ao site e promover os canais oficiais da universidade.
    • Assegurar que todas as chamadas de texto encaminhem os leitores para o site do PDI UEL 2024-2028.
  • Veículos de Comunicação: Site do PDI UEL 2024-2028
  • Responsável: PROPLAN/DAII

  • Ferramenta 6: MÍDIAS SOCIAIS DA UEL
  • Objetivo: Engajar públicos já interessados e sensibilizar outros que ainda não foram sensibilizados para a importância do PDI UEL 2024-2028.
  • Atividades:
    • Explorar as mídias sociais como importante estratégia de comunicação e sensibilização.
    • Enviar propostas de publicação exclusivamente relacionadas ao PDI UEL 2024-2028.
    • Manter uma rotina de atualizações que garanta comunicações e mobilizações mais eficientes quanto ao PDI UEL 2024-2028, de maneira a aumentar a visibilidade dos perfis da universidade nas timelines dos usuários.
  • Veículos de Comunicação: Mídias sociais
  • Responsável: Parceria entre Reitoria, COM e PROPLAN/DAII

Figura 1 ilustra graficamente o Plano de Comunicação do Processo de Elaboração do PDI UEL 2024-2028.

Figura 1 – Plano de Comunicação do Processo de Elaboração do PDI UEL 2024-2028

Fonte: UEL/PROPLAN/DAII