OUVIDORIA – Princípios
.
A Ouvidoria tem como princípios:
- transparência nos procedimentos;
- preservação da dignidade das pessoas;
- articulação com a administração e toda a estrutura organizacional da Instituição;
- simplificar e dar celeridade aos procedimentos;
- não sobrepor ou substituir funções;
- resguardar as informações de caráter sigiloso;
- atuar segundo princípios éticos, pautando seu trabalho pela legalidade, legitimidade, imparcialidade, moralidade, probidade e publicidade;
- preservar e respeitar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Constituição Federal e das Constituições Estaduais;
- estabelecer canais de comunicação de forma aberta, honesta e objetiva, procurando sempre facilitar e agilizar as informações;
- respeitar toda e qualquer pessoa, preservando sua dignidade e identidade;
- reconhecer a diversidade de opiniões, preservando o direito de livre expressão e julgamento de cada pessoa;
- exercer suas atividades com independência e autonomia;
- ouvir o representado com paciência, compreensão, ausência de pré-julgamento e de todo e qualquer preconceito;
- resguardar o sigilo das informações;
- facilitar o acesso à Ouvidoria, simplificando seus procedimentos, agindo com imparcialidade e justiça;
- responder o representado no menor prazo possível, com clareza e objetividade;
- atender com cortesia e respeito às pessoas;
- buscar a constante melhoria de suas práticas, utilizando eficaz e eficientemente os recursos utilizados colocados a sua disposição;
- atuar de modo diligente e fiel no exercício de seus deveres e responsabilidades;
- buscar a correção dos procedimentos errados, evitando a sua repetição, estimulando, persistentemente, a melhoria da qualidade na administração pública em que estiver atuando;
- promover a justiça e a defesa dos interesses legítimos dos cidadãos.