OUVIDORIA – Competências

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À Ouvidoria compete:

  • receber e ouvir, de forma sensível, a comunidade universitária e a comunidade externa em suas preocupações, proposições e sugestões;
  • sugerir à reitoria, às diretorias, aos departamentos, aos órgãos e aos setores internos procedimentos que contribuam para a melhoria dos serviços prestados;
  • potencializar a imagem de seriedade e de compromisso educacional da Instituição;
  • possibilitar elogios, sugestões ou críticas sobre os serviços prestados, bem como denúncias de atos que considerar impróprios;
  • balizar as ações da comunidade acadêmica da Instituição de acordo com os princípios éticos, de modo a atingir a satisfação das partes envolvidas na relação ensino-aprendizagem;
  • receber e dar encaminhamento, quando devidamente apresentadas, as críticas, denúncias, sugestões ou demais contribuições que lhe forem dirigidas por membros da comunidade universitária ou da comunidade externa;
  • acompanhar as providências adotadas pelos setores competentes, garantindo o direito de resolutividade e mantendo o requerente informado do processo;
  • propor ao Reitor a implementação de medidas administrativas cabíveis, nos termos da legislação vigente;
  • propor aos órgãos da administração a edição, alteração e revogação de atos normativos internos, com vistas ao aperfeiçoamento acadêmico ou administrativo da Instituição;
  • sugerir aos órgãos da administração medidas de aperfeiçoamento da organização e do funcionamento da Instituição;
  • atuar como mediadora em conflitos de interesse e divergências internas, atendidas as normas internas e a legislação vigente, quando solicitada pelos titulares das unidades/subunidades administrativas;
  • encaminhar relatório anual de suas atividades ao Reitor;
  • prestar informações e esclarecimentos ao Reitor quando convocada para tal fim;
  • recusar como objeto de apreciação as questões pendentes de decisão judicial;
  • rejeitar e determinar o arquivamento de manifestações improcedentes, mediante despacho fundamentado;
  • promover as necessárias diligencias visando ao esclarecimento da questão em análise;
  • atender sempre o manifestante com cortesia e respeito, sem discriminação ou pré-julgamento, dando-lhe uma resposta à questão apresentada com objetividade e dentro do prazo fixado no Regimento da Reitoria;
  • agir com integridade, transparência, imparcialidade e justiça;
  • zelar pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e ética.