Objetivos (Programa de Autoavaliação Institucional)

O objetivo do Programa de Autoavaliação Institucional da UEL é saber se a universidade cumpre sua função social e em quecondições de quantidade e de qualidade. Neste sentido, interessa-nos saber e avaliar o que a instituição se propôs realizar quanto às suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviço. Interessa-nos, também, e como atividades meio, saber da qualidade de suas práticas de gestão, das condições de recursos materiais, humanos e financeiros, quanto da forma dos seus processos de tomada de decisões. A avaliação deverá contemplar a instituição no seu todo, identificando “o seu perfil e o significado de sua atuação”, através de um conjunto de práticas de avaliação de modo a contemplar as dimensões destacadas pelo SINAES e subsidiar suas políticas de desenvolvimento.

Como objetivos específicos, nos termos da concepção de avaliação proposta, destacamos os seguintes:

Considerar o compromisso social da instituição em face de uma realidade socioeconômica de desigualdades e de injustiças sociais.

Considerar as políticas e práticas acadêmicas quanto a favorecer os processos de integração social.

Considerar as atividades de ensino, pesquisa e extensão na perspectiva de se constituírem em práticas indissociáveis.

Considerar a formação docente compromissada com o ensino fundamental e médio.

Considerar o caráter democrático e participativo das práticas acadêmicas.

Considerar o caráter democrático de suas estruturas de tomada de decisões e de gestão.

Considerar a eficiência e a eficácia das suas atividades de prestação de serviços.

Considerar o caráter orgânico de suas atividades de ensino de graduação e de pós-graduação.

Considerar o caráter orgânico de suas práticas de pesquisa e extensão com as atividades de ensino.

Considerar suas políticas de pessoal em função dos objetivos institucionais.

Considerar sua política de atenção ao estudante em função do seu ingresso e condições de permanência na instituição.

Considerar suas condições de estrutura física em função à adequação do desempenho satisfatórios das atividades acadêmicas.

Considerar a relação da universidade com a sociedade em função da produção e disseminação de conhecimentos.

Considerar sua gestão financeira em função da sustentabilidade do seu compromisso institucional.