Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa

O NECJ tem suas raízes na própria trajetória histórica da Universidade Estadual de Londrina. As inúmeras atividades desenvolvidas ao longo do tempo foram sistematizadas e centralizadas em uma unidade específica: o Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa. A criação e implantação ocorreram em 6 de outubro de 1995 (Ato Executivo 1544/95). Na estrutura organizacional da UEL o Núcleo está vinculado a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e ao Gabinete da Reitoria. Ocupa espaço físico próprio em prédio construído com verba do Japão, localizada no calçadão do campus universitário.

Apresenta como missão “desenvolver a integração multicultural regional, nacional e internacional através da oferta de acesso à cultura japonesa, um dos segmentos étnicos do Brasil”. O NECJ apresenta como objetivo, desenvolver estudos e pesquisas sobre a língua e cultura japonesa, bem como a prestação de serviços à comunidade e fortalecimento dos laços de amizade entre o Brasil e o Japão. As áreas de atuação no ensino são: Ensino da Língua, Literatura e Cultura Japonesa.

As seguintes atividades de extensão são realizadas através da UEL ou em parceria com outras entidades:

Cursos de curta duração e oficinas: origami, kirigami, tiguiri-ê, mangá, shodô, culinária, soroban, danças canções infantis, folclóricas e outros.

Realização de simpósios, seminários, palestras, mesas-redondas, apresentações artísticas sobre temas da cultura japonesa ou nipo-brasileira.

Intercambio cultural-educacional com universidades do Japão, por meio de convênio, recepção e atividades culturais brasileiras para delegações das universidades do Japão que vem anualmente.

Através das ações que desenvolve, o NECJ tem o intuito de levar à compreensão da integração dos japoneses e seus descendentes no Brasil e a importância de sua participação ativa nos destinos da nação; ampliar e aprofundar a experiência acadêmica com instituições congêneres nacionais e internacionais; e, promover a cooperação tecnológica, científica, econômica e sociocultural no processo de desenvolvimento levando a modernização e internacionalização do país.

O texto está citado na lista de referências como NECJ (2022).