Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica

Nos anos sessenta do século XX, a partir da iniciativa de um grupo de professores da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, foi promovida uma campanha de coleta de material – documentos e peças –, visando a fundação do futuro Museu e Arquivo Histórico. Em 1973, o então chamado Arquivo Histórico foi transferido para uma das salas do Campus Universitário. Continuou recebendo doações, especialmente para suas coleções de periódicos.

Por volta de meados dos anos oitenta, a área de História, do Departamento de História e Filosofia, decidiu reativar e reestruturar o Arquivo, com a ajuda dos professores e estagiários do curso, transformando-o não só em laboratório dos alunos do curso de História, mas também, em Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH). O CDPH, desde então, expandiu sua estrutura física e administrativa. Novos equipamentos, doações de coleções privadas, dentre outras, tornaram-se um dos mais importantes centros de documentação e de pesquisa referente ao Norte do Paraná.

Em 2005 foram inauguradas as novas instalações do CDPH, no térreo do Instituto de Referência em Ciências Humanas (IRCH), do Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina. A partir do ano de 2005 deliberou-se pela reformulação e o recorte temático em História das Américas ao mesmo tempo em que atende às demandas das linhas de pesquisa do Departamento de História, cujo programa de prós-graduação stricto sensu está voltado à História Social.Em 2016 o órgão passou por uma transformação administrativa ao se constituir um Núcleo de Estudos, por meio da Resolução CEPE/CA 072/2016 de 31 de agosto. Seu nome foi alterado para Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH). Sua gestão passou a ser feita por um diretor e um vice, assessorados por um Conselho de Núcleo com funções deliberativas.

Os profissionais do NDPH possuem conhecimento para a prestação de serviços nos segmentos de organização de documentação, arquivos e acervos. Os serviços desenvolvidos na área são: gestão de documentos (arquivos, coleções e acervos) em idade permanente (históricos); implantação e estruturação de Centros de Documentação ou Centros de Memória; e, realização de oficinas e workshops relacionados ao trabalho desenvolvido em nossa instituição.

O NDPH orienta-se em torno do tema História Regional possuindo coleções sobre Londrina e o Norte do Paraná, sobretudo em virtude de sua localização e da sua importância para a formação da comunidade a qual está vinculada. O acervo está a disposição dos pesquisadores e da comunidade em geral, com as disponibilização das seguintes fontes:

Fontes Orais: o acervo é composto de um total aproximado de 450 mídias contendo entrevistas, depoimentos, conferências, filmes e eventos.

Fototeca: o acervo compõe-se de aproximadamente cinco mil fotos, resultado de inúmeras doações realizadas pela comunidade.

Hemeroteca: o acervo é composto pelas coleções dos jornais O Estado de São Paulo (microfilme), Folha de Londrina, Jornal de Londrina e o Jornal do Comércio (Londrina), bem como das revistas O Cruzeiro, Isto É, Manchete, Veja e Visão.

Arquivos Institucionais: Associação Brasileira de Reforma Agrária, Associação Projeto de Educação do Assalariado Rural Temporário, Colégio Mãe de Deus, Comissão Pastoral da Terra/Paraná, Páginas Censuradas d’O São Paulo, Serviço Nacional de Informações/Paraná, entre outros.

Arquivos Pessoais: Fundo Oswald Nixdorf, Fundo Michael Traumann, Fundo Paulo K. Baba, Coleção Joana D’Arc Bizzotto Lopes, Coleção Amélia Foggia, Coleção José Joffily, Coleção José Richa e Coleção Oswaldo Coimbra.

Dentre as inúmeras atividades que desenvolve, o NDPH oferece oportunidades com as seguintes ações educativas:

Estágios. O NDPH é campo de estágio curricular não obrigatório para os alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina nas áreas de História, Ciências Sociais, Arquivologia, Biblioteconomia, Geografia, dentre outras.

Visitas Monitoradas (Modalidade: Histórico-Didática). O objetivo é apresentar a instituição ao visitante, com especial atenção à sua história, sua relevância social e o processo de formação do seu acervo. A visitação é aberta a todos os interessados em conhecer o cotidiano de um centro de documentação histórica.

Visitas Monitoradas (Modalidade: Técnico-Científica). O NDPH recebe profissionais (individualmente ou em grupos) interessados em conhecer a sua estrutura física, sua organização administrativa e práticas de gestão arquivística de seu acervo documental. A finalidade desta modalidade é estritamente profissional. O perfil do público interessado neste tipo de visitação é composto por profissionais (equipes técnicas e administrativas) de arquivos, bibliotecas, museus, memoriais, centros de memória e centros de documentação, além de estudantes de pós-graduação de História, Ciências Sociais, Arquivologia, Ciências da Informação e áreas afins.

Cursos de Extensão.

Eventos Acadêmicos.

Exposições Culturais.

O texto está citado na lista de referências como NDPH (2022).