Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss

O Museu Histórico iniciou suas atividades em 1970, nos porões do Colégio Hugo Simas, por iniciativas de professores e estudantes do Curso de História. Em 1974, passou a ser Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina. Para melhor comunicação do acervo, em 1986 passou a ocupar o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, com uma área total de 11.973 m2 e 2.670 m2 de construção. Em 1996, iniciou a execução do projeto de revitalização Memória Viva e em dezembro de 2000 foi reaberto ao público com espaços adequados para exposições e melhor conservação de suas coleções.

O Museu Histórico de Londrina desenvolve ações para salvaguarda do patrimônio histórico na cidade e região. Seus objetivos e finalidades são voltados prioritariamente para: subsidiar as atividades acadêmicas na UEL integrando ensino, pesquisa e extensão em História e áreas afins; servir como campo de estágio para estudantes de graduação da UEL e instituições conveniadas; e, constituir-se em espaço dinâmico para os movimentos e ações culturais e educativas da cidade e região promovendo a reflexão crítica sobre a experiência histórica por meio de atividades diversas e obedecendo ao Regimento Geral da Universidade Estadual de Londrina.

O Museu Histórico de Londrina, dentre as inúmeras atividades que desenvolve, oferece a oportunidade de ações educativas. A ação educativa focaliza a relação que se estabelece entre o acervo museológico e os sujeitos e grupos sociais reafirmando o museu como um espaço de mediação, reflexão e reconstrução permanente de memórias e identidades coletivas. Nessa condição promove: visitas monitoradas (atendimento a escolas e outros grupos interessados, com acompanhamento de guias); articulação com diversas instituições de ensino, particularmente com setores específicos da UEL, para a realização de pesquisas e atividades de extensão; estágios acadêmicos (acolhimento de estagiários da graduação, da pós-graduação ou ensino médio); elaboração de estudos e materiais educativos; e, organização de eventos culturais e educativos.

O texto está citado na lista de referências como MUSEU (2022).