Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais Sustentados

A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais Sustentados (INTES-UEL), nasce da inquietação de professores de diversas áreas da Universidade frente à marcante desigualdade social existente no país. Com base nos princípios da Economia Solidária, é, então, proposto um projeto que objetiva aproximar a Universidade dos trabalhadores excluídos do mercado formal de trabalho ou em condições precárias de trabalho, através do apoio técnico a cooperativas, associações, grupos de trabalho coletivo etc.

É um projeto de extensão vinculado ao Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (PRONINC), aprovado pela Financiadora de Projetos e Pesquisa (FINEP), e apoiado pela Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO). Constitui-se em um espaço de ação e reflexão de extensionistas e pesquisadores, que possibilita a intervenção acadêmica na realidade social, através do ensino, da pesquisa e da extensão.

A missão da INTES-UEL é fornecer apoio profissional aos grupos de trabalho coletivo selecionados, contribuindo para suas inserções política, social e econômica na sociedade. Consiste num esforço para disseminar uma outra modalidade de arranjo produtivo, fundamentado na Economia Solidária. Como projeto de extensão, a INTES busca promover a interação universidade-sociedade, através da troca de saberes disponibilizando o conhecimento gerado na Universidade aos grupos de trabalho coletivo incubados e servindo como campo de experimentação aos professores e estudantes envolvidos no processo de incubação. Ainda, possibilitar ao meio acadêmico uma reflexão acerca das relações de trabalho impostas pelo neoliberalismo excludente.

Através da Incubadora, pretende-se moldar novas formas de organização político-produtiva, que beneficiem prioritariamente, os trabalhadores atingidos pela precarização vigente nas relações de trabalho; transferir novas tecnologias sociais, contribuindo para a inserção dos empreendimentos no mercado; e apoiar, pelo processo de incubação, a viabilização e a autonomia destes empreendimentos. A socialização do acúmulo intelectual e científico da Universidade aos segmentos excluídos da população, através da INTES-UEL, representa uma das políticas institucionais mais elaboradas para a busca de um caminho alternativo de crescimento com sustentabilidade econômica, social e ambiental.

A INTES-UEL tem caráter interdisciplinar. Constituída por professores e estudantes de diversos cursos de graduação da UEL, bolsistas da Incubadora de Base Tecnológica da UEL (INTUEL) e voluntários, que desenvolvem suas atividades de forma integrada, tem como característica apoiar os empreendimentos solidários localmente, sem os trazer fisicamente para a incubadora. A INTES-UEL é movida pelos seguintes objetivos:

• Proporcionar aos estagiários acesso à realidade organizacional, auxiliando nas suas formações e no estabelecimento da relação teoria e prática.
  • Identificar as formas de organização e as relações estabelecidas nos grupos incubados.
  • Promover a integração ensino-pesquisa-extensão.
  • Facilitar a transferência do conhecimento acadêmico à sociedade.
  • Realizar parcerias com o poder público e o setor privado, ampliando a possibilidade de construção de alternativas para a consolidação de relações sociais e de formas de desenvolvimento sustentável.