Hospital Universitário: mais de 113 mil atendimentos

O Hospital Universitário possui hoje 431 leitos. Curiosamente, quando o HU se mudou, em dezembro de 1975, para o atual local, na Avenida Robert Koch, onde funcionara o Sanatório Noel Nutels – que atendia pacientes com tuberculose –, tinha à disposição 400 leitos: 200 para tisologia, 150 gerais e 50 psiquiátricos. Ocorre que antes de o HU ocupar o prédio praticamente todas as dependências eram ocupadas para leitos.

Ana Rocker, então servidora do Noel Nutels, que depois desempenhou importante papel na administração do HU, conta como foi a transição. “o Sanatório Noel Nutels era administrado por dez freiras, que moravam no hospital. A clausura e o internado de enfermagem funcionavam onde fica hoje o Banco de Leite Humano. Foi uma época de muitas obras, de adequações, de novos espaços e novas construções. O CCS foi construído onde não tinha nada, relembra Ana Rocker.

Desde março de 2008, o HU atende pelo sistema referenciado, em que o Samu, Siate e Central de Leitos da Secretaria Municipal e da 17ª Regional de Saúde só encaminham pacientes em situação considerada grave ou de alta complexidade. O sistema, implantado em conjunto com a Prefeitura e com a Regional de saúde, visou diminuir a morbidade, encaminhando ao HU pacientes que representavam maior risco. Com isso, reduziu-se o número de pacientes encaminhados, mas os casos mais graves e complexos encontram, no HU, um atendimento mais adequado e soluções mais eficientes.

O texto está citado na lista de referências como REVISTA UEL (2011).