Histórico do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Estadual de Londrina

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) sempre se destacou pelo seu compromisso com a qualidade e a inovação. Desde a sua fundação, a instituição tem buscado aprimorar continuamente seus processos de ensino, pesquisa e extensão, mantendo-se fiel aos seus valores e princípios fundamentais.

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um processo complexo e detalhado, que envolve diversas etapas e a participação ativa de toda a comunidade acadêmica. Este histórico apresenta um panorama das principais fases do PDI, destacando pontos importantes e citações de reitores que contribuíram significativamente para a trajetória da UEL.

“O sucesso de um plano de desenvolvimento institucional depende da colaboração e do engajamento de toda a comunidade acadêmica. Juntos, podemos alcançar resultados significativos e duradouros.”

– Prof. Dr. Waldo L. Rochá, Reitor da UEL (2006-2010).

Etapas do PDI

1. Atividades Preparatórias

A primeira etapa do PDI envolve a preparação e o planejamento das atividades a serem desenvolvidas. Nesta fase, são definidos os objetivos gerais e específicos do plano, além da metodologia a ser utilizada.

2. Atividades de Diagnóstico

Nesta fase, são realizadas atividades de diagnóstico para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que impactam a instituição. Esse diagnóstico é fundamental para a elaboração de um plano que reflita a realidade da UEL e suas necessidades.

3. Atividades de Planejamento

A etapa de planejamento é marcada pela definição de metas e ações concretas para alcançar os objetivos do PDI. Esta fase envolve a participação de diversos setores da universidade, garantindo um plano abrangente e inclusivo.

4. Atividades de Execução e Gestão

A última etapa do PDI envolve a execução das ações planejadas e a gestão dos recursos disponíveis. Nesta fase, são implementadas as estratégias definidas, e são realizados monitoramentos e avaliações contínuas para garantir o cumprimento das metas estabelecidas.

Pontos Abordados no PDI

O PDI 2024-2028 aborda diversos pontos cruciais para o desenvolvimento da UEL, incluindo:

• Melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa.
  • Expansão e modernização da infraestrutura.
  • Fortalecimento da extensão universitária.
  • Promoção da inclusão e da diversidade.
  • Sustentabilidade financeira e ambiental.

Conclusão

A história do PDI na Universidade Estadual de Londrina é marcada por um contínuo esforço de planejamento e execução, sempre com o objetivo de melhorar a instituição e oferecer uma educação de excelência. A participação ativa de reitores, professores, alunos e técnicos tem sido essencial para o sucesso desse processo, refletindo o compromisso coletivo com o futuro da UEL.