EDUEL

.

A Editora da Universidade Estadual de Londrina (EDUEL) foi criada em 1995 e tem publicado centenas de livros acadêmicos impressos e e-books para venda online, na livraria do campus da EDUEL, em muitas livrarias por todo o Brasil e pelas empresas no chamado Marketplace. As obras enviadas à EDUEL para publicação primeiramente são avaliadas por dois revisores ad hoc, em avaliação às cegas, e depois devem ser aprovadas pelo Conselho Editorial, o qual é composto por nove membros nomeados pelo Conselho dos Centros de Estudos da Universidade Estadual de Londrina e presidido pela direção da editora.

Em relação aos prémios e indicações, a EDUEL possui o seguinte histórico:

Em 2004, finalista do Prêmio Jabuti na categoria Crítica/Teoria Literária com a obra “Pedro Nava e a Construção do Texto”, de Edina Panichi e Miguel Contani.

Em 2007, finalista do Prêmio Jabuti na categoria Capa com a obra “A Questão da Religião em Auguste Comte”, de Sergio Tiski. O projeto da capa foi desenvolvido por Anderson Guapo.

Em 2010, finalista do Prêmio Jabuti na categoria Crítica/Teoria Literária com a obra “Para a História do Português Brasileiro, Volume VII – Vozes, Veredas, Voragens (Tomos I e II)”, organizada por Vanderci Aguilera.

Em 2011, finalista do Prêmio Jabuti na categoria Ciências Exatas com a obra “Constituição do Saber Matemático”, de Renata C. Geromel Menegghetti.

Em 2011, finalista do Prêmio Jabuti na categoria Educação com a obra “Violência, Indisciplina e Educação”, organizada por Leoni Maria Padilha Henning e Maria Luiza Macedo Abud.

Em 2011, vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Tradução com a obra “Noites Áticas”, de Aulo Gélio e tradução de José Rodrigues Seabra Filho.

Em 2012, finalista do Prêmio Jabuti na categoria Capa com a obra “Formação (Bildung), Educação e Experimentação em Nietzche”, de José Fernandes Weber. O projeto da capa foi desenvolvido por Marcos da Mata.

Em 2013, finalista do Prêmio Jabuti na categoria Didático/Paradidático com a obra “Jogos Tradicionais e a Educação Física”, de Gisele Franco de Lima Santos.

Em 2014, finalista do Prêmio Jabuti na categoria Comunicação com a obra “Mito e Filme Publicitário: Estruturas de Significação”, de Hetz Wendel de Camargo.

A EDUEL possui um ramo multilíngue internacional, denominado de EDUEL Internacional, que edita, produz e comercializa livros online em inglês, francês, espanhol, português, italiano e alemão, tanto no formato digital quanto no formato impresso. A EDUEL internacional foi criada para impulsionar ainda mais a excelência da pesquisa e do conhecimento pela publicação internacional de livros de natureza humanística e cientifica ou suas traduções para o público acadêmico e pesquisadores.

A EDUEL oferece seis linhas editoriais, sendo elas:

Livros Acadêmicos: livros de caráter técnico-científico inéditos e traduções destinadas ao público acadêmico e aos pesquisadores em geral.

Diálogos Pedagógicos: Práticas pedagógicas inovadoras; novas tecnologias e novas formas de intervenção pedagógica; e, mediações midiáticas entre o ensino e a aprendizagem.

Arquivo e Memória: memória e representação social, e construção de consciência histórica e da memória coletiva.

Expressão Artística: expressões artísticas em suas múltiplas formas e percepções, e reflexões sociais mediadas pelo texto ficcional verbal e/ou não verbal.Ensino à Distância: conteúdo voltado para a educação à distância e para a tecnologia aliada ao processo de ensino e aprendizagem.

Infantojuvenil: conhecimento de forma divertida; enfrentamento de situações difíceis vivenciadas por crianças e por adolescentes; e, conteúdo inovador e educativo.

O texto está citado na lista de referências como EDUEL (2022).