Curso de Direito Recebe Selo de Qualidade OAB

O curso de Direito da UEL foi um dos 161 contemplados com o Selo de Qualidade OAB Recomenda, entregue no dia 30 de janeiro, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, aos representantes das universidades e faculdades que mais se destacaram. O premio foi recebido pela diretora do Centro de Estudos Sociais Aplicados, Tânia Lobo Muniz (Departamento de Direito Publico), também professora do Programa de Pós-graduação do curso.

Na UEL, o curso completa 50 anos em 2019, criado antes mesmo do reconhecimento da instituição como Universidade. O curso atende 1,2 mil alunos, reúne cerca de 80 professores (sendo mais de 80% com Doutora- do) e oferece um Mestrado e sete Especializações.

Em sua 6a edição, o Selo Qualidade OAB Recomenda analisou os 1.212 cursos que atenderam às exigências para participar da pesquisa, e somente 161 instituições foram premia- das. Segundo a professora Tânia, a metodologia partiu dos resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e na prova da OAB dos últimos três anos. Os cursos foram classificados de acordo com aprovação e desempenho de seus acadêmicos.

“A OAB considerou o conhecimento do estudante que vai para a advocacia. Nosso aluno consegue sucesso porque a base é boa, amparada na nossa tradição. Nossa preocupação é orientar o acadêmico nesse campo amplo que é o Direito hoje”, resume a professora Tânia Muniz. No Paraná́, além da UEL, também receberam o selo a UFPR, Unioeste, UEM, UENP e UEPG, além de seis instituições privadas.Instituído em 2001, o Selo de Qualidade OAB Recomenda é concedido a cada três anos às instituições de ensino superior brasileiras que se destacam na formação de bacharéis de Direito, combinando dois critérios: o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e o índice de aprovação no Exame da Ordem.

O texto está citado na lista de referências como JORNAL NOTÍCIA (2019b).