O Colegiado Gestor de Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores é uma instância da UEL, constituindo-se em espaço de reflexão e debate, visando a proposição e acompanhamento de diretrizes da Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores na Universidade Estadual de Londrina.

São objetivos do COGEPP:

• Consolidar a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de professionais do magistério para a Educação Básica na UEL.
  • Fortalecer, promover, articular e acompanhar a participação da Instituição em editais voltados ao fomento de programas e/ou projetos na área de Formação Inicial e Continuada de Professores.
  • Aprovar o orçamento interno dos programas, articular e acompanhar a gestão de recursos de acordo com os regulamentos da UEL e das instituições de fomento.
  • Interagir e articular com os diferentes projetos/programas da UEL que desenvolvem pesquisas e ações de ensino/extensão com egressos dos Cursos de Licenciatura e outros partícipes que tratem da formação dos professores do magistério para a Educação Básica.
  • Avaliar e implementar ações que visem à qualidade acadêmica dos projetos e programas de Formação Inicial e Continuada de Professores.

Compete ao COGEPP:

• Consolidar a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da UEL.
  • Fortalecer a integração dos cursos de formação inicial e continuada de professores com a Educação Básica.
  • Articular os projetos pedagógicos voltados à Formação Inicial e Continuada de Professores com a pesquisa e a extensão.
  • Implantar e/ou consolidar projetos de ensino, pesquisa e extensão, preferencialmente, integrados e de caráter multidisciplinar, voltados à formação inicial e continuada de professores.
  • Promover a participação da Instituição em editais voltados ao fomento de programas e/ou projetos na área de Formação Inicial e Continuada de Professores.
  • Planejar e coordenar atividades que envolvam o diálogo entre os cursos de Formação Inicial e Continuada de Professores referentes às temáticas afins.
  • Avaliar e implementar ações que visem à qualidade acadêmica dos cursos de Formação Inicial e Continuada de Professores.
  • Desenvolver atividades de interesse e de necessidade dos cursos de Formação Inicial e Continuada de Professores, priorizando as parcerias estabelecidas com as escolas públicas de Educação Básica, por meio do fortalecimento das supervisões diretas dos estágios curriculares obrigatórios.
  • Articular a gestão de recursos obtidos pela Instituição para programas e projetos na área de Formação Inicial e Continuada de Professores.
  • Acompanhar a aplicação de recursos de acordo com os regulamentos da UEL e das instituições de fomento, priorizando a formação inicial dos professores.
  • Estabelecer diálogos com o PROPE (Programa de Apoio ao Acesso e Permanência e Formação do Estudante), com a CUIA (Comissão Universidade para Índios) e com o NAC (Núcleo de Acessibilidade) da UEL, a fim de pesquisar, acompanhar e favorecer a permanência de estudantes das Licenciaturas na Instituição, principalmente os negros, os indígenas, a população trans e a população alvo da Educação Básica.
  • Interagir com os diferentes projetos/programas da UEL que desenvolvem pesquisas e ações de ensino/extensão com egressos dos Cursos de Licenciatura, a fim de propor atividades de formação continuada mais próximas das realidades dos ex-alunos.
  • Estabelecer diálogos com os Colegiados de Curso de Graduação e com os Núcleos Docentes Estruturantes da UEL, acerca dos processos de adequação e de reformulação das Propostas Pedagógicas de Curso.