Bebê Clínica: pioneirismo e inovação

.

Pioneirismo e inovação. Tais conceitos resumem os 36 anos de história da Bebê Clínica da UEL, que introduziu o atendimento odontológico para bebês e crianças com até cinco anos de idade em Londrina e região. Devido ao trabalho de prevenção, o setor é referência inclusive no exterior, onde é reconhecido como sinônimo de inovação tecnológica. O projeto surgiu em 1984, mas a Bebê Clínica foi inaugurada em 12 de março de 1986, na Clínica Odontológica Universitária (COU).

O ineditismo da Clínica de Especialidades Infantis (Bebê Clínica), órgão suplementar da UEL, reside no tratamento odontológico, com técnicas específicas de prevenção, ou seja, limpeza bucal e aplicação diária de fluoreto de sódio à 002% em bebês. “Deste conceito nasceu a Bebê Clínica, primeiro serviço no mundo organizado, sistematizado e orientado para a atenção aos bebês”, explica o professor do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil da UEL, Luiz Reynaldo de Figueiredo Walter, um dos pioneiros na implantação do projeto.

Com a ideia de que o atendimento odontológico começa nos primeiros 12 meses de vida do bebê, a trajetória da Bebê Clínica mostra que a prevenção é o caminho. Uma saída simples e eficaz que garante a saúde bucal na infância. “Criança sem cárie tem saúde melhor”, salienta o professor. Outra contribuição da Bebê Clínica para o serviço odontológico é a invenção da Macri – uma maca para crianças – recurso que acomoda o pequeno paciente no sentido de facilitar o atendimento. Na avaliação de Luiz Walter, o serviço inclusive melhorou o acesso da população carente ao tratamento odontológico. Segundo ele, apesar do descrédito que o projeto enfrentou no início, a proposta do tratamento odontológico preventivo para bebês conquistou reconhecimento da comunidade ao longo dos anos.

Com tratamento odontológico de qualidade e baixo custo, o modelo de atendimento da Bebê Clínica passou a ser adotado nos Estados Unidos e em países da América do Sul. Além de ser detentora da Comenda Ouro Verde, título concedido pela Câmara Municipal de Londrina para instituições de destaque, a clínica também acumula prêmios nacionais e internacionais. “A Bebê Clínica é um campo de estudo que só a UEL oferece e traz um benefício de aprendizado que nenhum outro lugar possui”, destaca Luiz Walter. A equipe à frente da Bebê Clínica conta com 13 pessoas, entre professores e funcionários. Além de receber estagiários de outras instituições de ensino, três campos são beneficiados com as atividades e serviços do setor: a graduação em Odontologia, a especialização e residência em Odontopediatria.

O texto está citado na lista de referências como REVISTA UEL (2011).