Análise e Registro da Creditação Curricular da Extensão

Antes de serem submetidos para análise da Creditação Curricular da Extensão, compete à PROEX recepcionar e encaminhar, pelos variados sistemas, os relatórios das atividades extensionistas dos estudantes oriundos das modalidades previstas, respeitado o fluxo processual de cada ação.

• Esgotada a tramitação no âmbito extensionista, compete à PROEX, via sistema, dar ciência aos estudantes envolvidos sobre sua carga horária cumprida na ação extensionista em questão, independentemente do aproveitamento da Creditação Curricular da Extensão.

Caso a ação extensionista não se caracteriza como AEX Indicada, compete ao estudante, a partir da carga horária informada pela PROEX, solicitar, via Portal do Estudante, a carga horária extensionista que deseja aproveitar para AEX Livre e Atividade Acadêmica Complementar (AAC).

• É facultado ao estudante fracionar o aproveitamento das horas das ações extensionistas entre AEX Livre e AAC, obedecido o disposto nas normativas institucionais e nos Projetos Pedagógicos dos Cursos.
  • Compete ao Coordenador de Colegiado de Curso, a partir da solicitação do estudante, deferir ou não, e um único sistema integrado, a carga horária aproveitada para AEX Livre e AAC.
  • A decisão do Coordenador de Colegiado deve ser tomada à luz do Projeto Pedagógico do Curso.
  • É facultado ao estudante consultar previamente a Coordenação de Colegiado, com respeito à adequação de uma determinada carga horária de ação extensionista, para fins de seu aproveitamento como AEX Livre ou AAC.
  • É vedada a dupla contagem de carga horária.

Caso a ação extensionista se caracterize como AEX Indicada, sua carga horária será automaticamente aproveitada para fins da Creditação Curricular da Extensão, até o limite especificado no Projeto Pedagógico do Curso para AEX Indicada.

• É facultado, ao estudante, solicitar o aproveitamento, das horas excedentes, entre AEX Livre e AAC, obedecido o disposto nas normativas institucionais e nos Projetos Pedagógicos do Curso.
  • A solicitação de aproveitamento e sua análise se darão em sistema online integrado.

A Creditação Curricular da Extensão deve ser registrada na documentação do estudante e em seu histórico escolar.

Para fins da Creditação Curricular da Extensão, é vedado o aproveitamento de carga horária de ação extensionista não avaliada e não aprovada junto à PROEX.