Ambulatório de Especialidades do HU: foco na especialização

O Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU), que até 2013 foi denominado de Ambulatório do Hospital de Clínicas (AHC), oferece à população de Londrina e região 27 especialidades médicas. Entre elas, cardiologia, oftalmologia, endocrinologia, ortopedia, dermatologia, endocrinologia e geriatria. Além disso, o AEHU dispõe de serviços nas áreas de imunização, aleitamento materno e pré-natal de alto risco. Inaugurado em 1994, no Campus Universitário, o Ambulatório é referência na área da saúde para Londrina e região.

Com coordenação das gerências de Enfermagem, Administrativa e Clínica ligadas às respectivas diretorias dos Hospital Universitário (HU), hoje a finalidade do AEHU é a prestação de serviços com foco na descentralização dos atendimentos. Campo de estágio e aperfeiçoamento profissional para estudantes da graduação e pós-graduação na área de saúde, no setor foram realizadas aproximadamente 58 mil consultas médicas e aproximadamente 10 mil consultas não médicas em 2021. Para manter um atendimento integrado, o setor conta com profissionais das áreas de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Farmácia e Bioquímica e Fisioterapia. Atualmente, o AEHU conta com 159 servidores em uma área construída de 10.500 m2. Desde 2006, o Ambulatório abriga também a Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade (DASC), que dispõe de atendimentos médico e odontológico aos servidores e estudantes da UEL.

O texto está citado na lista de referências como REVISTA UEL (2011).